Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Festival de Veneza 2023 anuncia seleção com os cancelados Woody Allen e Roman Polanski

Evento cinematográfico na Itália acontece entre 30 de agosto e 9 de setembro, em meio a greve de roteiristas e atores nos EUA

Woody AllenWoody Allen - Foto: Wikipedia/Reprodução

O Festival Internacional de Cinema de Veneza está confirmado — o evento acontecerá entre 30 de agosto e 9 de setembro, na Itália —, mesmo com grande parte de Hollywood paralisada devido à greve de roteiristas e atores.

Nesta terça-feira (25), foram divulgados os filmes inéditos que serão exibidos por lá, entre os quais "The Palace", comédia dirigida por Roman Polanski, e "Coup de chance", suspense franco-americano de Woody Allen.

Ambos os cineastas são nomes tidos como "cancelados" por grande parte da indústria audiovisual nos EUA devido a acusações por abuso sexual.

Além dessas obras (que serão exibidas em mostras fora de competição), o festival exibirá novos filmes de diretores como Harmony Korine, Richard Linklater, Wes Anderson e William Friedkin. Entre os longas-metragens que disputam o Leão de Ouro, troféu máximo do evento, destacam-se títulos como "Maestro" de Bradley Cooper; "Priscilla", de Sofia Coppola; "The Killer", de David Fincher; "Ferrari", de Michael Mann; "Poor Things", de Yorgos Lanthimos; "Origin", de Ava DuVernay; "Dogman", de Luc Besson; "Memory", de Michel Franco; e "El Conde", de Pablo Larrain.

 

O time de jurados deste ano atua sob o comando do cineasta Damien Chazelle, que já abriu o festival duas vezes (com "La La land: cantando estações", de 2016, e "O primeiro homem", de 2018). Juntam-se a ele Jane Campion, Mia Hansen-Løve, Martin McDonagh, Saleh Bakri, Gabriele Mainetti, Santiago Mitre, Shu Qi e Laura Poitras — esta última ganhou o Leão de Ouro, no ano passado, pelo documentário "All the beauty and the bloodshed".

No último sábado (22), a organização do festival anunciou que precisou substituir o filme que abriria o evento devido à greve dos atores em Hollywood. No lugar de "Challengers" — filme de Luca Guadagnino com Zendaya, Josh O'Connor e Mike Faist —, entra agora "Comandante", do diretor italiano Edoardo De Angelis.

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter