cultura

Festival de Verão de Salvador retorna em janeiro 2023 com novo formato

Evento, que estava suspenso há três anos, trará feats de artistas de diversos estilos sob curadoria de Zé Ricardo

Festival de Verão de Salvador retorna em janeiro 2023 com novo formatoFestival de Verão de Salvador retorna em janeiro 2023 com novo formato - Foto: Vanessa Lins/Folha de Pernambuco

Sob o slogan "Somos Mundo", o Festival de Verão de Salvador retorna em 2023, nos dias 28 e 29 de janeiro, depois de três anos sem acontecer, em virtude da pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito ontem, em evento para convidados, na capital soteropolitana, que reuniu parte dos artistas que farão parte do line up do evento, formadores de opinião e organizadores.

Na ocasião ainda foi apresentado o curador musical do FV, que é um dos principais eventos de show do País - Zé Ricardo foi o nome escolhido pelos organizadores, profissional que, recentemente, assinou a curadoria musical do Palco Sunset e do Espaço Favela do Rock in Rio. Quem realiza o Festival de Verão é a Bahia Eventos - empresa de entretenimento da Rede Bahia.

Programação e novidades
De acordo com a organização, a escolha de Zé Ricardo para ser curador musical (um dos mais respeitados do Brasil) da edição de retorno do Festival de Verão tem a ver com o posicionamento do evento: explorar os conceitos de e liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade. O que pode ser claramente observado no formato de shows que a programação vai oferecer. 



“Teremos, em 2023, um Festival de Verão completamente repaginado, pensado a partir do que ouvimos do público em muitas pesquisas ao longo de todo o planejamento. Investimos em um projeto social alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas. Também anunciamos um festival com dois selos de sustentabilidade, o que reforça nossa preocupação em compensar todo o impacto que causamos no meio ambiente”, afirma a head da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari.

“Mais do que um line up, eu quis trazer uma ideia. O primeiro passo foi criar uma narrativa e desenvolver um mote com propósito social para retomar a memória afetiva do evento e reposicioná-lo como um objeto de desejo não apenas regional, mas com dimensão global. Estou seguro de que conseguiremos ir longe com esse novo enredo”, afirma Zé Ricardo. 

Quem se apresenta com quem?
Ao todo, serão 16 shows divididos em dois palcos principais trazendo feats de artistas de estilos e gerações completamente diferentes, da Bahia e de todo o País, mas que ao mesmo tempo dialogam musicalmente de alguma forma. 

O público poderá assistir aos "casamentos" musicais de Criolo e Ne Matogrosso, de Baiana System e Olodum, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena e Jão com Pitty, além de Carlinhos Brown com Duda Beat e a banda Àttooxxá.

Mas, segundo Zé Ricardo, nem todo o line upe será de duetos ou encontros, shows individuais rolarão, e que as parcerias só se estabeleceram a partir do acolhimento dos próprios artitas, ou seja, tinha que ter "liga" com a proposta do Festival de Verão para fazer sentido, o que dá um vislumbre de como será esse retorno - sustentado pela emoção da volta e pelos encontros talhados pelo olhar experiente de Zé Ricardo.

E em terra de rainhas da musicalidade, da potência artística das mulheres, não poderia faltar Ivete Sangalo convidando Luedji Luna - o que promete ser um dos duetos mais aguardados, bem como Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz dividindo o palco em mais um encontro que tem tudo para ser potência pura.

As "entidades" da Música Popular Brasileira também irão abençoar essa volta do Festival de Verão: Gilberto Gil se apresenta com Caetano Veloso. Responsável por muitos hits da axé music, Bell Marques sobe ao palco representando o espírito do Carnaval baiano. 

Os feats não param por aí e o rap não ficará de fora: estão previstos shows de Orochi com Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã. O GG da Bahia, Léo Santana, o pagodeiro Ferrugem e o sambista Xande de Pilares também integram o line up, assim como a hit maker pop Luísa Sonza. 

Engajamento para além do palco: inserção social e preservação
Além de toda musicalidade e diversidade proposta para o #FV23, o evento abraçará causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso dessa nova fase do festival com a comunidade local e o meio ambiente. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales é responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina.

Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, a iniciativa contará, ao longo de um ano, com um programa de investimento de recursos por parte do Festival de Verão. A ideia é contribuir com a ampliação do trabalho que já vem sendo realizado. 

Na pauta de preservação ambiental, o #FV 23 terá – pela primeira vez – os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias. 

A venda de ingressos terá início no dia 5 de outubro, através da plataforma Sympla.

Serviço
Festival de Verão Salvador 2023
Quando: 28 e 29 de janeiro de 2023
Onde: Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590 – Itapuã)
Vendas: a partir do dia 5 de outubro (quarta-feira), na plataforma Sympla
Instagram: @festivalverao

Veja também

Naldo diz que costurou vinda de Will Smith ao Rock in Rio: "Falei let's go, vamos lá"
FAMOSOS

Naldo diz que costurou vinda de Will Smith ao Rock in Rio: "Falei let's go, vamos lá"

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter