Logo Folha de Pernambuco

Festival

Festival Ediluz do Livro e Arte Espírita acontece em formato online

Festival será o maior do Brasil em duração e 100% digital transmitido por 8 canais espíritas na internet

Silvério Pessoa é uma das atraçõesSilvério Pessoa é uma das atrações - Foto: Divulgação

Há 20 anos promovendo mensagens de luz, paz e espiritualidade, o festival Ediluz do Livro e Arte espírita se adequa as limitações impostas pelo período de pandemia e prepara sua primeira edição online, nos próximos dias 12 a 20 de setembro.

Totalmente gratuito, o evento que será transmitido na página do Youtube da Ediluz Livros Espíritas, tem como tema principal: "É tempo de esperançar!" e objetiva a conscientização e prevenção ao suicídio.

Totalmente gratuito, o evento que será transmitido na página do Youtube da editora Ediluz, tem como tema principal: É tempo de esperançar e objetiva a conscientização e prevenção do suicídio.

Entre as ações, palestras interativas com escritores nacionais e internacionais, músicos e diversos artistas que desenvolvam a cultura do bem, da transformação e superação pós-pandemia. “Vamos falar sobre vida, gratidão, compaixão e felicidade. A mensagem será toda na linha da psicologia positiva”, explicou a coordenadora do projeto, Sinara Batista.

A programação do festival está dividida em eixos: autismo e espiritualidade; inclusão e acessibilidade; crianças; jovens e adultos. Sinara detalha que cada área será explorada com ações diferentes. “Na área de autismo e espiritualidade, vamos ensinar a contar histórias e brincadeiras para pessoas que tem autismo. Já em inclusão e acessibilidade, estamos trazendo vídeos de sensibilização, inclusive com os recursos de acessibilidade necessários como audiodescrição e atividades para crianças e jovens todos os dias”, ressaltou.

Entre os destaques, serão realizadas palestras e apresentações em torno da arte e da literatura, com um show de Felicidade Cordel e com palestrantes como Renato Pietro, que interpretou André Luis no filme “Nosso Lar”, Edgar Diniz, poeta pernambucano e Jussara Korngold, presidente do Conselho Espírita Internacional, que inclusive lançará o curso ‘Jornadas e transformações interior’. “No curso vamos, semanalmente, oferecer ferramentas emocionas, de conhecimento, para que as pessoas possam aprender novas práticas para conseguir se conectar com o seu interior”, explicou Sinara.

A transmissão do festival contará com intérpretes de libras e também descrição de imagens para pessoas cegas, respeitando a ideia de acessibilidade do evento. Na área musical, também destacam-se Silvério Pessoa e a cantora lírica Anastasha Meckenna.

Além do canal do Youtube da editora, os canais online da Tv Sete, Rede Amigo Espirita, Federação Espírita Pernambucana, Federação Espírita Paraibana e Rádio Web Fraternidade também irão transmitir o evento.

Para Sinara Barbosa, o grande diferencial do festival é a mensagem que ele carrega. “O que nós pretendemos é levar uma mensagem positiva, mostrando que as pessoas, embora se sintam sozinhas, não estão sós, tem uma mão amiga estendida”, disse. “O bem está em toda parte, ele precisa só se permear”, concluiu.
 

Veja também

Newsletter