Festival online do Espaço Itaú de Cinema exibe 'Piedade' gratuitamente
Longa-metragem de Cláudio Assis é um dos títulos que terão pré-estreia através da plataforma digital do circuito de salas de cinema
Um dos principais pontos de encontro para os cinéfilos residentes em São Paulo, o Espaço Itaú de Cinema encontrou uma forma de manter seu público fiel abastecido com os lançamentos nacionais e internacionais, mesmo em tempos de pandemia. Desta sexta-feira (19) até 29 de junho, a instituição promove um festival de pré-estreias, com exibições online de 19 títulos.
Os filmes poderão ser vistos através do Espaço Itaú Play, projeto desenvolvido em parceria com a plataforma de streaming Looke. Os títulos ficarão disponíveis por 48 horas, por R$ 10 cada, sendo 20% do valor destinado à Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), que vai auxiliar os profissionais de cinema afetados pela pandemia.
Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, o festival oferece a exibição gratuita de “Piedade” somente nesta sexta-feira (19). O longa-metragem é o mais novo trabalho do diretor pernambucano Cláudio Assis, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele e Cauã Reymond no elenco. Na trama, os donos de uma bar em uma praia fictícia resistem ao avanço predatório de uma companhia petroleira. O filme também poderá ser conferido, mediante pagamento, nos dias 20, 21 e 22.
Leia também
• Orgulho LGBTQIA: filmes e séries pernambucanas que abordam sexualidade e gênero
• Cannes desiste de evento físico e exibirá filmes em festivais de outono
• Falta de representatividade: negras não dirigem filmes de grande bilheteria nacional desde 1995
A programação traz ainda outras produções brasileiras, como “Mangueira em 2 tempos”, “Três Verões”, “A Febre”, “Dora e Gabriel”, “Boni Bonita”, “Música para morrer de amor”, “Pacarrete”, “Querência”, “Aos olhos de Ernesto” e “Guerra de algodão”. Os representantes estrangeiros são: “O Orfanato” (Afeganistão) , “O Conto das três Irmãs” (Turquia), “O chão sob meus pés” (Áustria), “Viver para cantar” e “Suk Suk” (China), “Alice Guy-Blanché: a história não contada da primeira cineasta do mundo” (EUA), “Deerskin - A jaqueta de couro de cervo” (França) e “Liberté” (Alemanha).