Logo Folha de Pernambuco

Reconhecimento

Festival Rec-Beat ganhará o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Proposta da vereadora Cida Pedrosa foi aprovada pela Câmara Municipal

Festival Rec-Beat, no Cais da AlfândegaFestival Rec-Beat, no Cais da Alfândega - Foto: José Britto/Divulgação

O Festival Rec-Beat, um dos grandes atrativos do Carnaval do Recife, deve ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Proposto pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o reconhecimento foi aprovado em votação no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (27). 

A ideia do Projeto de Lei Ordinária Nº 136/2023 é homenagear o festival de música, que existe há quase 30 anos. “Tornou-se, ao longo de sua história, um evento emblemático e significativo para a cidade, desempenhando um papel importante na promoção da diversidade cultural e na valorização da música e das manifestações artísticas locais, estaduais, nacionais e internacionais”, aponta o texto de justificativa da PLO.

O Rec-Beat foi criado pelo jornalista e produtor cultural Antonio Gutierrez, mais conhecido como Gutie. No início dos anos 1990, ele começou a realizar festas temáticas chanceladas pelo nome que viria a batizar o festival, que teve sua primeira edição realizada em 1995, no Carnaval de Olinda. 
 

O evento passou por quatro endereços, até se instalar definitivamente no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Ao longo de 28 anos, o festival viu seu alcance de público chegar a 20 mil pessoas por noite. 

Investindo na diversidade como marca, o Rec-Beat adicionou novos ritmos ao caldeirão cultural que é o Carnaval recifense. O palco do festival já deu espaço - com acesso gratuito ao público - a grandes representantes da música brasileira e também de fora do país, como Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Emicida, João Donato, Tom Zé, Bomba Estéreo (Colômbia), Tim Blake (Inglaterra), entre outros.
 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter