Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

Festival The Town anuncia Green Day, Sex Pistols e Iggy Pop, três gerações do punk

Festival paulistano realizará sua segunda edição em setembro de 2025. A brasileira Pitty também está na escalação

O grupo inglês Sex Pistols, com o vocalista Frank Carter O grupo inglês Sex Pistols, com o vocalista Frank Carter  - Foto: Jemma Dodd/Divulgação

Três gerações do punk rock se encontrarão no Brasil para o festival The Town, em São Paulo. Na noite desta terça-feira (3), foi anunciado que a segunda edição do evento terá, no dia 7, as presenças, no palco Skyline, do grupo americano Green Day (grande nome do rock dos anos 1990, atração do festival-irmão, o Rock in Rio, em 2022) e dos ingleses Sex Pistols (iconoclastas do punk de 1976 e uma das bandas-símbolo do movimento). o The Town será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro de 2025, no Autódromo de Interlagos)

No mesmo dia, no palco The One, a atração principal será o cantor americano Iggy Pop, de 77 anos, uma lenda da música, e um dos pais do punk, com o grupo Stooges, no fim dos anos 1960. Antes dele, no mesmo palco, quem se apresenta é a cantora baiana Pitty, um dos grandes nomes do rock nacional, que incorpora a estética e os princípios punks a um trabalho que vem desfrutando de muita popularidade ao longo dos últimos 20 anos.

 

Outro anúncio feito nesta terça-feira (3) é a venda do The Town Card, que será feita a partir do dia 20 de fevereiro. Equivalente a um ingresso de gramado, o Card permite que quem o adquirir escolha a data de sua preferência posteriormente, garantindo acesso ao evento antes mesmo da confirmação completa do line-up. Essa será a primeira oportunidade para o público geral garantir a presença na segunda edição do The Town.

Um dia de rock
Comemorando os 30 anos de seu disco mais bem-sucedido (“Dookie”) e o lançamento do vigoroso e elogiado “Saviors” (em janeiro deste ano), o Green Day vem ao The Town com um dos shows de rock mais esperados do ano, com o animado trio de cinquentões Billie Joe Armstrong (guitarra e voz), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria), juntos desde 1990.

Face mais bem-sucedida do revival do punk nos anos 1990 (reforçada pelo sucesso do álbum “American idiot”, de 2004), o grupo divide o palco com os Sex Pistols, a banda britânica que uniu sujeira, ultraje, provocação política e guitarras estridentes e mudou o jogo do rock com o disco “Never mind the bollocks, here’s the Sex Pistols”, de 1977.

Com uma trajetória inicial encerrada de forma trágica em 1979, diante da morte por overdose do baixista Sid Vicious, o grupo voltou em 1996 para a “Turnê do Lucro Indecente” (que passou inclusive pelo Brasil) e depois para mais alguns shows, em 2007 e 2008.

Em 2022, o vocalista e autor das letras, John Lydon, processou o restante do grupo para impedir que sua música fosse usada na série biográfica “Pistol”, baseada em um livro de memórias do guitarrista Steve Jones. Lydon perdeu o processo, acusou os companheiros de terem causado sua “ruína financeira” e se afastou do grupo, que agora segue com Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock, tocando o LP que gravaram, “Never mind the bullocks”, só que com o cantor Frank Carter (que veio da banda punk inglesa Gallows).

The Town também será a oportunidade de os brasileiros reencontrarem uma das figuras mais reverenciadas da história do rock: James Newell Osterberg, mais conhecido como Iggy Pop: o cantor que em plenos anos da revolução hippie, do paz-e-amor, vislumbrou, com o grupo Stooges, um futuro barulhento, sensual e perigoso — e que levou sua performance a extremos, rolando no palco em cacos de vidro.

 

O cantor Iggy Pop, em show no México, em novembro de 2024O cantor Iggy Pop, em show no México, em novembro de 2024 — Foto: AFP/Carl de Souza

Inspirador do punk (com os Stooges, com o qual voltaria ao disco e shows nos anos 2000) e do pós-punk (com o sombrio álbum “The idiot”, de 1997, produzido pelo amigo e admirador David Bowie), Iggy sobreviveu às drogas e a demais excessos, chegou a flertar com o jazz (no álbum “Préliminaires”, de 2009) e, de peito nu como de costume, seguiu fazendo rock até o seu álbum mais recente, “Every loser”, de 2023.

Além das quatro atrações, o festival confirmou para sua edição de 2025 a participação da estrela pop americana Katy Perry. Ela se apresenta no dia 14 de setembro.

Veja também

Adriane Galisteu previu que ficaria de fora de um ''filme'' sobre Senna
TELEVISÃO

Adriane Galisteu previu que ficaria de fora de um ''filme'' sobre Senna

"Vim ao mundo só para me divertir", diz Edy Star, que, a contragosto, ganha documentário
Cinema

"Vim ao mundo só para me divertir", diz Edy Star, que, a contragosto, ganha documentário

Newsletter