Festival VerOuvindo divulga lista de curtas e trabalhos selecionados para edição
Festival acontece entre os dias 10 e 15 de novembro e terça premiação para tradução audiovisual em Libras
Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição e para a Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual para Língua de Sinais da sexta edição do VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife, já são conhecidos, após divulgação da lista pela organização do evento.
Marcado para acontecer entre os dias 10 e 15 de novembro, em formato híbrido e gratuito, o Festival vai premiar nesta edição, profissionais da tradução para Língua Brasileira de Sinais, além da premiação tradicional para audiodescrição. No total, 22 filmes vão concorrer ao total de R$ 6 mil. Os títulos, que podem ser conferidos no site www.verouvindo.com, são da categoria Animação, Documentário e Ficção.
Leia também
• Oficina 'Conect-Ação Teatro' discute a acessibilidade nos teatros pernambucanos
• Arte e acessibilidade: artistas e galerias mostram que arte pode ser barata
• Adaptação de cinemas à acessibilidade ganha novo prazo
Trabalhos selecionados
A lista dos trabalhos selecionados para o Painel de Acessibilidade Comunicacional da II Jornada VerOuvindo, também foi divulgada. Serão apresentadas 19 comunicações orais sobre produção e técnica e estética da acessibilidade comunicacional.
Debates sobre temas como a produção de podcasts acessíveis, audiodescrição poética, legendas para surdos e ensurdecidos e acessibilidade de filmes pornográficos, também integram a programação.
Os trabalhos vão ser apresentados de 12 a 15 de novembro, em formato híbrido. Além das apresentações no Painel de Acessibilidade Comunicacional, a Jornada VerOuvindo contará também com Oficina de Libras (com inscrições a serem abertas em breve), masterclasses sobre acessibilidade comunicacional.
O novo projeto intitulado “Por Trás das Câmeras” terá presença de cineastas, que contarão sobre experiências com acessibilidade na produção cinematográfica. Kleber Mendonça Filho e Rodrigo Carreiro, participam do projeto.
Sobre a sexta edição do VerOuvindo
O Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife vai acontecer em formato híbrido, com programação presencial no Recife - Cinemas da Fundação Joaquim Nabuco e Teatro do Parque – e nas cidades de Nazaré da Mata (Mata Norte) e Vitória de Santo Antão (Agreste).
Já a programação na rede poderá ser conferida no canal de YouTube do festival. As sessões serão gratuitas e abertas para pessoas com e sem deficiência.
A lista com os filmes e trabalhos selecionados pode ser acessada no site do Festival.