Logo Folha de Pernambuco

Cultura Popular

Fiandeiros: videoaulas gratuitas de teatro para crianças com foco na Cultura Popular de Pernambuco

Com desafios e jogos dramáticos, pequenos vivenciarão a cultura do Bumba Meu Boi, da La Ursa, da Quadrilha Junina e do Maracatu

Grupo Fiandeiros: aulas terão foco na Cultura Popular de PernambucoGrupo Fiandeiros: aulas terão foco na Cultura Popular de Pernambuco - Foto: Gerson Damasceno

A Companhia Fiandeiros de Teatro lança a partir deste sábado (6) uma série de Webséries gratuitas  - Teatro na Rede PE, contemplado pelo Edital de Formação e Pesquisa - Lei Aldir Blanc - com foco na Cultura Popular de Pernambuco. Na programação, Bumba Meu Boi, La Ursa, Quadrilha Junina e Maracatu traídos por meio de jogos dramáticos online.

Daniela Travassos, uma das fundadoras do grupo e à frente da criação, roteiro e produção do projeto, apresenta as videoaulas junto aos bonecos de mamulengo. 

Serão quatro capítulos para falar sobre o folguedo, com danças e cantorias para depois propor desafios ao espectador, com um divertido aprendizado sobre as tradições populares.

Aulas 
Em cada aula serão trabalhadas ferramentas como atenção, imaginação, concentração, composição do personagem, construção do improviso da cena, interação, consciência de corpo e do espaço. 

Com duração média de dez minutos e foco no público a partir de 7 anos, os vídeos serão postados um a um, sempre aos sábados, às 10h, no Youtube da Fiandeiros. Também serão distribuídos para a rede pública de ensino, como apoio às aulas de artes.

O projeto tem direção de Gerson Damasceno, dramaturgia e direção de elenco de André Filho, e direção de arte de Manuel Carlos. A trilha sonora original foi composta por Samuel Lira e para contemplar a comunicação com a população surda ou com baixa audição, os episódios serão legendados. 


Serviço
Teatro na Rede PE, da Companhia Fiandeiros de Teatro
Estreia sábado (6), às 10h, no Youtube "Companhia Fiandeiros de Teatro"

Programação:

06/03, 10h: Bumba Meu Boi

13/03, 10h: La Ursa

20/03, 10h: Quadrilha Junina

27/03, 10h: Maracatu


 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter