Longa-metragem

Filme "Adeus, Capitão" ganha sessão com debate no Cinema da Fundação

Documentário de Vincent Carelli e Tatiana Almeida conta a trajetória do Capitão Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião

Filme "Adeus, Capitão"Filme "Adeus, Capitão" - Foto: Divulgação

Como parte das comemorações da Semana dos Povos Indígenas, o Cinema da Fundação (Museu) recebe a primeira exibição no Recife do longa-metragem "Adeus, Capitão". A sessão ocorre neste sábado (22), às 18h, seguida de debate com o antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro Vincent Carelli e a diretora de cinema Tatiana Almeida, realizadores do filme.

O documentário trata da vida e do legado do Capitão Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, do Pará, que morreu em 2016. Carelli acompanhou o cacique em sua luta para reconstruir a memória do seu povo, desde as primeiras câmaras em VHS, e depois seguiu suas filhas e netas dando continuidade a essa jornada.
 

"Adeus, Capitão" teve sua estreia mundial no Festival do Três Continentes de Nantes, na França. O filme fecha a trilogia informal que Carelli dedicou ao povos indígenas brasileiros, ao lado de "Corumbiara" (2000), sobre o massacre desse povo em Rondônia, e "Martírio" (2017), que conta a luta perdida dos guarani-kaiowá para retomar seus territórios, no Mato Grosso do Sul.
 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter