Filme de Bob Cuspe, personagem de Angeli, leva prêmio em Annecy
Feito em stop-motion, "Bob Cuspe" mistura ficção com documentário ao apresentar para o público um boneco de Angeli
O filme "Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente", de Cesar Cabral e inspirado no personagem de Angeli, ganhou neste sábado (19) o prêmio da mostra Contrechamp do Festival de Annecy, o mais importante dedicado à animação no mundo.
Feito em stop-motion, "Bob Cuspe" mistura ficção com documentário ao apresentar para o público um boneco de Angeli. Ele fala sobre a vontade de matar o punk esverdeado que dá nome à obra, e que logo é posto em cena, habitando um mundo pós-apocalíptico –a própria imaginação do cartunista deste jornal.
Além da seleção oficial, assim como acontece no Festival de Cannes, o festival da cidade do leste francês, próxima à Suíça, tem uma mostra paralela e competitiva chamada Contrechamp (contracampo), que a partir de 2019 substituiu a categoria de longas-metragens de animação fora de competição. Há um júri para esta nova categoria que escolhe os vencedores.
Leia também
• Longa “Meu Tio José” compete em Festival Internacional de Cinema de Animação
• Rodrigo França vai dirigir curta-metragem de animação em Petrolina
• DC revela que game Injustice vai ganhar filme de animação
O festival entregou ainda, neste sábado, outros 30 prêmios, incluindo prêmios para curtas-metragens, produções para televisão, filmes comissionados, produções de conclusão de curso de estudantes e filmes em realidade virtual, além de especiais dados pelo YouTube, pela prefeitura da cidade, por críticos e pelo público jovem.
O Prêmio do Júri para Longa Metragem da seleção oficial foi para "Minha Família Afegã", uma coprodução da França, República Tcheca e Eslováquia. O prêmio Cristal para Longa Metragem, o principal do festival, ficou com "Flee", uma coprodução da Dinamarca, França, Noruega e Suécia, sobre um professor universitário gay afegão que emigrou quando criança para a Dinamarca.