Filme de estudante da UFPE é selecionado para festivais na França e nos Estados Unidos
O documentário "Elos da Matriarca" aborda a trajetória de vida da avós do jovem diretor Thor de Moraes Neukranz
O documentário “Elos da Matriarca” foi selecionado para dois festivais internacionais que ocorrem nos próximos meses. O filme é dirigido por Thor de Moraes Neukranz, estudante do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A produção foi selecionada para a 17ª edição do Festival Brésil en Mouvements, que será realizado de 1º a 3 de outubro, no Cinéma Les Parnassiens, em Paris, França. Além disso, foi escolhida para o First Nations Film and Video Festival, em Chicago, nos Estados Unidos, de 1º a 10 de novembro.
O documentário usa imagens de arquivo da família do pernambucano e foi filmado no bairro de Água Fria, em Recife, onde ele vive. “Elos da Matriarca” retrata a vida da avó de Neukranz, Luzinete Lupercina, ao longo de 25 anos, das animadas festas da família nos anos 90 até a dramática luta contra a pandemia de Covid-19.
Leia também
• Espetáculo 'Perdoa-me por me traíres' ganha sessões no Teatro Barreto Júnior
• Iphan declara a Ciranda do Nordeste como Patrimônio Imaterial do Brasil
• Filme retrata encontro entre contador de histórias africano e comunidades quilombolas
Para conseguir participar presencialmente da sessão do filme em Paris, o estudante da UFPE lançou uma campanha de financiamento coletivo. A obra é o trabalho de conclusão do curso do realizador, que misturou técnicas e estéticas audiovisuais.