Logo Folha de Pernambuco

Oscar 2023

Filme mineiro "Marte Um" é escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2023

Longa-metragem de Gabriel Martins foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais

"Marte Um" vai disputar vaga no Oscar "Marte Um" vai disputar vaga no Oscar  - Foto: Divulgação

O longa-metragem "Marte Um", de Gabriel Martins, vai disputar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023. A escolha do representante do Brasil na premiação foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na manhã desta segunda-feira (5).

"A escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", apontou Bárbara Cariry, presidente da comissão que selecionou o longa.

O filme de Gabriel Martins disputou, inicialmente, com outros 27 longas inscritos e habilitados. Depois de passar para o segundo turno da seleção, a produção mineira desbancou cinco títulos: “A Mãe”, de Cristiano Burlan; “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky; “Carvão”, de Carolina Markowicz; “Pacificado”, de Paxton Winters; e “Paloma”, de Marcelo Gomes.
 

"Marte Um" estreou no Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto, depois de ser premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri). O longa foi produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil.

A trama acompanha o cotidiano de família negra e periférica nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Suas chances parecem poucas, mas mesmo assim, ele não desiste. 

A 95ª premiação anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar, está marcada para o dia 12 de março de 2023. Antes disso, a lista de indicados ao prêmio deve ser divulgada no dia 24 de janeiro. 

Veja também

Nora de Angélica 'quebra dieta' com bolo para comemorar 200 mil seguidores
INFLUENCIADORA

Nora de Angélica 'quebra dieta' com bolo para comemorar 200 mil seguidores

Para cineasta iraniano exilado, representar a Alemanha no Oscar traz "sentimentos contraditórios"
Cinema

Para cineasta iraniano exilado, representar a Alemanha no Oscar traz "sentimentos contraditórios"

Newsletter