Logo Folha de Pernambuco

Prêmio

Filme pernambucano é o vencedor do 14º Festival Internacional do Documentário Musical

"Manguebit", de Jura Capela, conta a história do movimento manguebeat

Manguebeat completa 30 anos em 2022Manguebeat completa 30 anos em 2022 - Foto: Daniela Dacorso/Divulgação

O filme pernambucano “Manguebit”, de Jura Capela, foi o grande vencedor do 14º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, evento realizado de forma híbrida e encerrado neste domingo (26). A produção conta a história do manguebeat através de depoimentos de seus criadores, companheiros, herdeiros, produtores e músicos que vivenciaram o movimento cultural. 

O documentário vencedor será exibido na edição do In-Edit Barcelona em 2022, com a presença do diretor. O filme foi escolhido por um júri formado pelo jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski, a produtora cultural Andréa Alves, a diretora, roteirista e produtora Beth Formaggini e a cineasta Juliana Vicente.

"O prêmio vai para um filme que, com um trabalho magistral de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único: o manguebeat", apontou o júri em sua justificativa. 
 

Outra produção pernambucana também foi premiada pelo festival. “Cafi”, de Lírio Ferreira e Natara Ney, ganhou o Prêmio Especial do júri. Já o documentário baiano “Alan”, dos irmãos Daniel e Diego Lisboa, levou Menção Honrosa. 

Veja também

Decisão sobre liberdade dos irmãos Menendez é adiada
ACUSADOS DE MATAR OS PAIS

Decisão sobre liberdade dos irmãos Menendez é adiada

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Newsletter