Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Filme pernambucano ''Serra das Almas'' conquista o Prêmio Netflix na Mostra de SP 2024; confira

''Ainda Estou Aqui'', ''Manas'' e ''Malu'' também foram premiados no festival

 ''Serra das Almas'', de Lírio Ferreira, assegurou um lugar no catálogo da Netflix ''Serra das Almas'', de Lírio Ferreira, assegurou um lugar no catálogo da Netflix - Foto: Divulgação

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revelou, na noite desta quarta-feira (30), os vencedores de sua 48ª edição. Entre os premiados estão ''Ainda Estou Aqui'', de Walter Salles, ''Manas'', de Marianna Brennand, e ''Serra das Almas'', de Lírio Ferreira.

A cerimônia de premiação contou também com uma homenagem a Francis Ford Coppola, que exibiu seu novo filme, ''Megalópolis'', no festival.

Formado por Camila Pitanga, Gonçalo Waddington, Hebe Tabachnik, Kyle Stroud e Thierry Méranger, o júri premiou ''Familiar Touch'' e ''Hanami'' na categoria Melhor filme de Ficção. ''No Other Land'' e ''Sinfonia de Sobrevivência'' foram premiados como Melhor Documentário. Adam Elliot, diretor de ''Memórias de Um Caracol'', levou o prêmio do júri de Melhor Direção.

Já o público elegeu como destaques ''Ainda Estou Aqui'' (Melhor Filme de Ficção Brasileiro), ''3 Obás de Xangô'' (Melhor Documentário Brasileiro), ''Balomania'' (Melhor Documentário Internacional) e ''O Caso dos Estrangeiros'' (Melhor Filme de Ficção Internacional).

Mathé venceu o Prêmio Brada de Melhor Direção de Arte por ''Hanami'', enquanto ''Serra das Almas'', do pernambucano Lírio Ferreira, ficou com o Prêmio Netflix, assegurando assim um lugar no catálogo do streaming. Já o Prêmio Paradiso, dedicado ao incentivo ao cinema nacional, ficou com ''Malu''.

Os escolhidos pela crítica para serem premiados foram ''Manas'' (Melhor Filme Brasileiro) e ''Levados Pelas Marés'' (Melhor Filme Internacional). Já a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) coroou ''Intervenção'', de Gustavo Ribeiro, como Melhor Filme. Por fim, Raoul Peck recebeu o Prêmio Humanidade por ''Ernest Cole: Achados e Perdidos''.

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter