APL

Flávia Suassuna toma posse da Academia Pernambucana de Letras nesta segunda-feira (2)

A escritora tem nove livros publicados e, durantes vários anos, lecionou em escolas e cursos preparatórios

Flávia SuassunaFlávia Suassuna - Foto: Juliane Planzo/Divulgação

A escritora Flávia Suassuna toma posse como membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) nesta segunda-feira (2). A solenidade ocorre na sede da instituição, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, às 19h.

Flávia vai ocupar a cadeira de número 32, que ficou vaga após o falecimento do acadêmico Abdias Moura e tem como patrono Francisco Augusto Pereira da Costa.. Ela é a 18ª mulher a ser eleita para a APL.

Durante a cerimônia de posse, a nova “imortal” será recebida com uma saudação da acadêmica Anna Maria César. Ela receberá um colar com medalhão distintivo e um diploma.
 

Sobrinha de Ariano Suassuna, Flávia despertou o interesse pela literatura ainda muito jovem, por influência de seu tio, que ocupou a cadeira de nº 18 da APL. Ela possui nove livros publicados, entre romances, poemas e crônicas, além das participações em coletâneas de prosa e verso.

“Jogo de trevas” (1980), livro de estreia da escritora, foi o primeiro romance a ser publicado por uma mulher em Pernambuco. Graduada em Letras e com mestrado em Teoria da Literatura, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávia trabalhou durante muitos anos em escolas e cursos preparatórios para vestibular na rede privada de ensino. 

Atualmente, a nova acadêmica tem trabalhado na escrita de cinco livros inéditos, sendo um deles um romance ainda sem nome. Ela também é membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) e conselheira editorial da Editora Cubsac. 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter