Logo Folha de Pernambuco

Festa Literária Internacional de Paraty

Flip 2025 será em agosto ou setembro para conseguir ''convidar autores relevantes''

Data oficial da festa será anunciada em dezembro, afirmou o diretor artístico Mauro Munhoz

Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, deseja convidar autores relevantes para a 23ª ediçãoMauro Munhoz, diretor artístico da Flip, deseja convidar autores relevantes para a 23ª edição - Foto: Walter Craveiro/Divulgação

A edição de 2025 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontecerá em agosto ou setembro, informou o diretor artístico do evento, Mauro Munhoz. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (9), Munhoz afirmou que a Flip 2025, a 23ª, trabalha com três datas: começo de agosto, fim de agosto ou primeira semana de setembro.

— Estamos sondando para ver qual é a melhor data para convidar autores relevantes — disse Mauro.

Este ano, a data da Flip foi anunciada com pouca antecedência, o que dificultou que celebridades literárias internacionais, que têm agenda cheia, aceitassem o convite. Segundo Mauro, o desejo é que em breve a Flip retorne para o período em que era tradicionalmente realizada, entre a última semana de junho e a primeira semana de agosto. A data da Flip 2025 será divulgada em dezembro.

Este ano, o evento será ocorrerá entre 9 e 13 de outubro. A programação completa foi divulgada nesta segunda. Alguns nomes foram mantidos em sigilo até a coletiva desta segunda-feira, como o franco-senegalês Mohamed Mbougar Sarr, autor de "A mais recôndita memória dos homens" (Fósforo), a italiana Lisa Ginzburg ("Cara paz", Nós) e a argentina Gabriela Cabezón Cámara ("Nossa Senhora do Barraco", Moinhos).

O brasileiro Felipe Neto, que acaba de lançar "Como enfrentar o ódio" (Companhia das Letras), também confirmou presença. Ao todo, 35 autores participarão da festa (eram 44 no ano passado), dos quais 15 são estrangeiros, como a italiana Ilaria Gaspari, o colombiano Juan Cárdenas e o americano Robert Jones Jr.

A sensação da 22ª Flip promete ser o francês Édouard Louis, cujos livros investigam sua própria migração de classe e os impactos na privação econômica de sua família operária. Entre os brasileiros, destacam-se o cacique Raoni Metuktire, a best-seller Carla Madeira e a poeta Bruna Mitrano.

Programação fervendo
A programação será composta por 15 mesas diferentes, sendo uma delas apresentada pela produtora de podcasts Rádio Novelo. A mesa de abertura será conduzida pelo historiador Luiz Antonio Simas, cuja missão é dar uma conferência sobre o autor homenageado: João do Rio, cronista da belle époque carioca e autor de "A alma encantadora das ruas". Aliás, o ciclo do autor homenageado começa na quarta-feira (11) e se estende até sábado (14), no CPF Sesc, em São Paulo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Flip - Festa Literária Internacional de Paraty (@flip_se)

Diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz disse que João do Rio foi "etnógrafo avant-garde" ao narrar as mudanças pelas quais passou a sociedade carioca no começo do século XX.

A curadora da festa, a editora Ana Lima Cecilio, afirmou que o autor foi capaz de olhar a cidade com "empatia", gesto que, segundo ela, precisa ser resgatado. Cecilio lembrou ainda que João do Rio foi descrito pelo Barão de Rio Branco como "amulatado, gordo e homossexual" e ressaltou que ele era capaz de circular pelos mais diversos espaços, das rodas da alta sociedade aos terreiros e morros.

Cecilio já havia adiantado ao GLOBO que gostaria de montar uma programação quente, disposta a discutir os assuntos do momento. Ela cumpriu a promessa. Haverá mesas sobre as principais questões contemporâneas, como a guerra em Gaza (com a presença de Atef Abu Saif, ex-ministro da Cultura da palestina), inteligência artificial (com Mark Coeckelbergh, autor de "Ética na inteligência artificial", Ubu) e a politização das relações amorosas (com a Brigitte Vasallo, autora de "O desafio poliamoroso", Elefante).

Veja também

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual em gravações
ASSÉDIO SEXUAL

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual em gravações

''Ela é muito forte'', diz amiga de Preta Gil após cirurgia de 20 horas
celebridades

''Ela é muito forte'', diz amiga de Preta Gil após cirurgia de 20 horas; entenda o caso

Newsletter