"Floresta Encantada": exposição imersiva com realidade virtual entra em cartaz na Caixa Cultural
Mostra realizada pelo duo VJ Suave transporta o público para o ambiente de uma floresta
O Recife recebe pela primeira vez, na Caixa Cultural, a partir desta terça-feira (12), a “Floresta Encantada”. A exposição imersiva assinada pelo duo VJ Suave promete transportar o público para dentro de uma floresta, através da realidade virtual.
A proposta da instalação é proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes. Animações 3D, games interativos e sons espacializados ajudam o participante a mergulhar no universo criado pelos artistas, permitindo a escolha de caminhos e ações ao longo da vivência.
“A ‘Floresta Encantada’ é a experiência mais imersiva que criamos. Trabalhamos com uma equipe de 18 pessoas para a criação da obra. O processo foi diferente das outras instalações e se aproxima mais da criação de um game”, aponta Ceci Soloaga, que forma o duo VJ Suave ao lado de Ygor Marotta.
Leia também
• Instituto Ricardo Brennand realiza concerto natalino em parceria com o Aria Social
• Rodrigo Marques apresenta seu show "Estamos Vivos" em Olinda, neste sábado (16)
• Angélica cita aspiração artística da caçula e revela que terá novo programa na TV em 2024
Ao colocar os óculos de realidade virtual, o visitante encontra um ambiente marcado por elementos da cultura, da fauna e da flora brasileira. A ancestralidade indígena se faz presente por meio do Pajé Txuã. Txuã Pakamayte, liderança do Povo Huni Kuin, do Acre, empresta sua voz para o personagem.
“A união da tecnologia com os saberes dos povos indígenas foi uma parte fundamental do processo criativo.Acreditamos que a arte pode ser uma ponte entre diferentes formas de conhecimento, e ao incorporar os saberes indígenas em nossa instalação, buscamos enriquecer as experiências audiovisuais”, diz.
O mergulho proposto pela exposição vai além do ambiente virtual. No espaço da galeria, o público encontra cenografia e paisagismo com plantas naturais, iluminação laser, aromatização e som surround, promovendo uma atmosfera ainda mais imersiva. “A abordagem lúdica e interativa de VJ Suave, aliada à imersão, permite que pessoas de todas as idades se envolvam de maneira única”, afirma.
Serviço:
Exposição “Floresta Encantada”, do VJ Suave
Desta terça-feira (12) até 28 de janeiro; de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 18h
Na Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Entrada gratuita