Música

Forró de Cabo a Rabo se apresenta na Casa Estação da Luz, em Olinda, nesta quarta (24)

Grupo formado por jovens músicos e pesquisadores do RJ traz seu show dedicado a um dos mais nordestinos dos ritmos, com entrada franca

Forró de Cabo a Rabo (RJ) se apresenta em Olinda, nesta quarta (24)Forró de Cabo a Rabo (RJ) se apresenta em Olinda, nesta quarta (24) - Foto: Divulgação

A banda Forró de Cabo Arrabo, formada por jovens músicos e pesquisadores cariocas, apresenta, pela primeira vez, seu show em Olinda, nesta quarta (24), no Centro cultural Casa Estação da Luz. Os ingressos precisam ser retirados via Sympla. A banda é formada por Antonia Muricy, Bento Cortês, Rafael Valença, Antonio Duprat, Juliana Feitosa e Marcelo Mendes, e, nesta quarta, contará com a participação especial de Vitória do Pife, Icaro Annes e Juba.

Sobre a banda
O grupo carioca, que nutre grande admiração pela música nordestina, é composto por cinco pessoas, pulsando na vibração do forró, com uma fina seleção de baiões, xotes, cocos, rastapés e xaxados. A banda mostra desde a face mais visível do gênero, com temas de Gonzagão e Dominguinhos, ao mais recôndito panorama do cancioneiro brasileiro, de Edmilson do Pife a Cláudio da Rabeca, dentre outros nomes que o Brasil precisa conhecer melhor. Embalado por arranjos irresistíveis, viscerais sem perder a ternura, a Cabo Arrabo dissemina diversão e identidade, com os pés firmes e dançantes sobre o barro do chão de onde veio o forró.

Os componentes
Na banda, o triângulo e os vocais ficam por conta de Antônia Muricy. “Canto desde que me entendo por gente e gosto de pensar na voz como um instrumento que não se restringe à interpretação verbal, mas também um canal de exploração de improvisações, timbres e sonoridades alternativas”, ela diz.

A zabumba está a cargo de Rafael Valença, artista que convive com a música desde que nasceu, em casa, com seu pai, Alceu. “O forró cresce a não atrofia, zabumba que bate, é epifania. Amor tão intenso parece mania”, poetiza Rafa.

Bento toca violão de sete cordas, Antonio toca baixo, Antonia é cantora e toca triângulo, Juliana toca pandeiro e Marcelo toca sanfona.

O repertório
O grupo faz passagens cênicas por clássicos como Que nem Giló e Feira de Mangaio, além de recortes profundos da canção popular, como Até a Lua, de João Carvalho, e uma releitura de Xote Gaúcho, de Edmilson do Pife. Já “Estopim da Bomba” caminha no xote e corre no arrasta-pé; “Maçã do Rosto” agita o coração e Forró Transcendental encanta os ouvidos.

 

FORRÓ DE CABO ARRABO NA ESTAÇÃO DA LUZ. Quarta, 24 de Janeiro. Entrada Franca: retirada de ingressos Sympla. Início da apresentação: 19h. Fechamento da casa: 22h. Casa Estação da Luz - Rua Prudente de Morais, 313 - Carmo, Olinda.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter