Frederico Toscano integra projeto de trocas acadêmicas entre Brasil e Estados Unidos
International Leadership Visitor Program (IVLP) reúne academicos em programação virtual
O pernambucano e PHD em história, Frederico Toscano, está entre os brasileiros indicados ao projeto americano International Leadership Visitor Program (IVLP). O programa, que soma 80 edições, foi criado no pós-guerra mundial para estimular trocas culturais e acadêmicas entre os Estados Unidos e outros países.
Leia também
• TJPE celebra dois séculos de história
• Filmes e séries de época: história reescrita com passados sem preconceitos
A seleção levou em conta o engajamento de acadêmicos em iniciativas de preservação e promoção da história de cooperação militar entre o Brasil e os Estados Unidos, com destaque para a época da Segunda Guerra Mundial. "Os participantes no programa de IVLP estão fomentando, gerenciando projetos de preservação e divulgação por meio de museus, pesquisas e produção literária nos estados de Pernambuco, sendo Recife e Fernando de Noronha, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro", explica Jeffrey Lodermeier, Cônsul de Diplomacia Pública no Recife - setor responsável por Imprensa, Educação e Cultura. A partir de 18 de fevereiro, os indicados se juntam a outros representantes globais no curso com quase um mês de duração. A cada ano, o projeto seleciona para intercâmbio com atuais ou ex-chefes de Estado ou governo. No entanto, por conta da pandemia, a programação será virtual.
“Haverá palestra, conversas e debates em relação a essa história compartilhada, principalmente com os museus de história militar. Participa, por exemplo, museus da Segunda Guerra Mundial dos Estados Unidos, em Nova Orleans, e o do Home Front, em Saint Simons”, adianta Toscano, que foi indicado pelo Consulado Americano no Recife. A programação promete aprofundar as conexões entre instituições brasileiras e americanas especializadas nos níveis nacional, estadual e municipal.