Arte

Fundaj celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Concerto com obras de Heitor Villa-Lobos faz parte da programação

Compositor carioca Heitor Villa-LobosCompositor carioca Heitor Villa-Lobos - Foto: Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, que marcou vários nomes importantes para a cultura do País como Oswald de Andrado, Tarsila do Amaral. 

Para a celebração, a Fundaj por meio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) traz uma programação variada. A primeira é um debate sobre a exposição que está prevista para ser lançada em junho “Um Pernambucano na Semana de 22: Vicente do Rego Monteiro".  

Os pesquisadores da Fundação Moacir dos Anjos e Rodrigo Cantarelli participam da conversa, que será transmitida pelo Youtube nesta quinta-feira (17),  às 17h

“A gente celebra a Semana de 22 levando em consideração tanto o evento em si, no qual tivemos um pernambucano que hoje dá nome a um espaço da Fundação, que é Vicente do Rego Monteiro, mas também pensando na Semana como uma metáfora, que sintetiza todo um processo histórico que permite a modernização do país e também que o Brasil possa se descobrir”, diz o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Já na sexta-feira (18) é a vez do concerto pernambucano Quarteto Encore se apresentar no Cinema da Fundação/Museu, no auditório Benício Dias, às 15h. . O grupo musical faz performance voltado à obra de Heitor Villa-Lobos, referência da música do movimento. Serão apresentadas músicas dele, assim como de Dierson Torres e de Ivanubis Hollanda.

“Homenageamos Villa-Lobos que, dos nacionalistas, é a nossa principal referência, assim como também é para outros compositores, que traremos no concerto. Ao fazer essa homenagem, demonstramos na prática como Villa-Lobos foi uma fonte de inspiração para tantos nomes a partir de seu legado, em especial em Pernambuco e no Nordeste”, explica Carlos Santos, diretor musical do Quarteto Encore.  

Para esta apresentação no Cinema da Fundação/Museu, serão 100 convites. 50 deles são voltado para alunos e professores da rede pública convidados. Os outros 50 são para o público em geral, que deverá fazer a retirada na bilheteria até 20 minutos antes da aula-concerto.

Serviço:

Fundaj comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Debate com os pesquisadores Moacir dos Anjos e Rodrigo Cantarelli 

Onde: Youtube da Fundação
Quando: 17 de fevereiro, às 17h

Concerto pernambucano Quarteto Encore

Onde:Cinema da Fundação/Museu, no auditório Benício Dias  
Quando:  18 de fevereiro, às 15h   
Ingressos: 50 para público em geral, que deverá retirar 20 minutos antes na bilheteria

Veja também

Viúvo de Rita Lee, Roberto de Carvalho revela que cantora deixou letra inédita para Maria Bethânia
INÉDITO

Viúvo de Rita Lee, Roberto de Carvalho revela que cantora deixou letra inédita para Maria Bethânia

"Round 6": segunda temporada da série ganha novo teaser; veja
Streaming

"Round 6": segunda temporada da série ganha novo teaser; veja trecho e confira data de estreia

Newsletter