Fundaj do Derby recebe mostra da artista paraense Berna Reale
"Berna Reale - Rastros e Avisos" fica em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro até 18 de junho
A mostra “Berna Reale - Rastros e Avisos” será aberta nesta quinta-feira (13), às 18h, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, localizada na unidade da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby.
Artista visual e também perita criminal, Berna Reale denuncia em seu trabalho artístico as violências cotidianas presentes no Brasil e direcionadas, especialmente, aos negros, indígenas e pobres.
Na mostra, serão projetados em grande dimensões dois vídeos criados pela artista, até o dia 18 de junho. Em “Ordinário” (2013), Berna recolhe e expõe, sobre a carroça que empurra em ruas de Belém, ossadas de vítimas não identificadas de homicídio.
Leia também
• "Os 3 Super Porquinhos" sobe ao palco do Teatro Barreto Júnior
• Lia de Itamaracá participa de bate-papo na Livraria do Jardim, Centro do Recife
• Zé Ramalho revisita seus sucessos, no Teatro Guararapes, em setembro
Já em “Palomo” (2012), montada em cavalo branco tingido de vermelho, ela vagueia por uma Belém silenciosa ao amanhecer, como se fosse um vigia. Seja por meio de vídeos performance ou fotografia, a artista se dedica a criar imagens que evoquem e defrontem a exposição seletiva à precariedade da vida.
Serviço
Exposição “Berna Reale - Rastros e Avisos”
Abertura nesta quinta-feira (13), às 18h. Em cartaz até 18 de junho, com visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h
Na Galeria Vicente do Rego Monteiro (Fundaj - Rua Henrique Dias, 609 - Derby)
Entrada gratuita