Logo Folha de Pernambuco

Exposição

Fundaj e Museu Paranaense lançam exposição "Educação pela Pedra"

Mostra homenageia João Cabral de Melo Neto em Curitiba e será aberta ao público a partir do sábado (8)

Exposição Educação pela pedraExposição Educação pela pedra - Foto: Marcelo Almeida

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) firmou uma parceria com o Museu Paranaense (MUPA), e como primeira ação, levou a exposição “Educação pela Pedra” a Curitiba. A mostra, com curadoria do pesquisador da Fundaj Moacir dos Anjos, será aberta ao público neste sábado (8), seguindo calendário da gestão local em relação à pandemia da Covid-19.

A exposição tem como eixo temático o centenário de nascimento do escritor e poeta recifense João Cabral de Melo Neto. As obras investigam os afetos canalizados pelos versos do poema que dá nome à exposição, escritos em 1966. “O poema nos apresenta a pedagogia da pedra e a sua capacidade de nos ensinar por ela própria, uma cartilha muda, mas que nos educa. Pode ser entendida como a metáfora de nossa relação com a arte: a capacidade que a arte tem de nos emancipar e educar por ela própria, nos fazer ver o mundo de outra maneira”, comenta Moacir dos Anjos.

Participam da exposição artistas como Oriana Duarte, Marcelo Moscheta, Jonathas de Andrade, Jimmie Durham, Cinthia Marcelle, Traplev e Agrippina Manhattan. As obras reunidas no belo espaço expositivo do MUPA, Centro Histórico da capital paranaense, têm ou não a pedra como referência direta, mas de alguma forma remetem às lições do poema de João Cabral: a resistência, a concretude, a concisão e a impessoalidade. São audiovisuais, instalações e fotografias que desafiam o espectador na capacidade de articular a arte com a sua própria bagagem e aspirações.

Entre os trabalhos, está a obra de grandes dimensões da mineira Cinthia Marcelle, feita originalmente para o MoMA, em Nova York. “Sobre Este Mesmo Mundo” apresenta um imenso quadro negro com palavras e letras inseridas uma em cima da outra e apagadas, mostrando vestígios de diversas mensagens. Uma grande quantidade de pó de giz é depositada na base como se fosse uma cadeia de montanhas. “Traz o paradoxo da educação que é criar e recriar, incorporando coisas novas e descartando outras”, sugere Moacir dos Anjos, que esteve em novembro de 2020, em Curitiba, para a montagem da mostra. Até a possibilidade de visitação presencial, as obras puderam ser vistas em ativações virtuais no site e redes sociais do MUPA.

Serviço:
- Exposição Educação pela pedra
- Parceria: Fundação Joaquim Nabuco e Museu Paranaense
- Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba (PR)
- De terça a domingo, das 10h às 17h30*
*Aos finais de semana é necessário agendamento pelo site www.museuparanaense.pr.gov.br

Veja também

Jovem relata que Liam Payne teve ''comportamento bizarro' minutos antes de morrer
LIAM PAYNE

Jovem relata que Liam Payne teve ''comportamento bizarro' minutos antes de morrer

Liam Payne: saiba qual a fortuna do cantor e quem são seus herdeiros
MORTE DE LIAM PAYNE

Liam Payne: saiba qual a fortuna do cantor e quem são seus herdeiros

Newsletter