Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2021

Fundaj lança Carnaval em realidade virtual

Produção do Muhne em parceria com a Massangana Audiovisual convida para imersão pelas ladeiras de Olinda em 360º

Bonecos Gigantes desfilam pelas ladeiras de OlindaBonecos Gigantes desfilam pelas ladeiras de Olinda - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Dá para participar do Carnaval em 360º sem sair de casa. Essa é a proposta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que lança série em realidade virtual "Carnaval de Olinda", nesta quinta-feira (11), com uso de óculos VR (virtual reality).

O material, disponível para o público no canal da Fundaj no YouTube, integra a programação do "Carnaval de Todos os Tons". A produção é do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) em parceria com a Massangana Audiovisual.
 



Gravados em 2020, os vídeos registram a apoteose dos bonecos gigantes, ciranda com banda de pífano e cortejo do Boi da Mata e o Cariri Olindense, que neste ano celebra seu centenário. As produções também podem ser conferidas em aparelhos celulares e no computador.

Museu portátil
Idealizado em 2018, o Muhne 360º utiliza imagens em 360 graus e disponibiliza um óculos de realidade virtual para mostrar o Muhne, o Engenho Massangana e um pedaço do Nordeste. O projeto já foi apresentado em outras cidades da região e em exposição no estado do Pará.
 

Veja também

Globo fecha contrato com 19 marcas para o 'BBB 25'
BBB 25

Globo fecha contrato com 19 marcas para o 'BBB 25'

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem
CINEMA

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem: "Acho risível a masculinidade", diz ator

Newsletter