Fundaj prepara festa para celebrar aniversário de Luiz Gonzaga
Instituição realiza evento com Alcymar Monteiro e Renato Phaelante, na data em que Luiz Gonzaga celebraria 108 ano: 13 de dezembro
Os 108 anos que o Rei do Baião Luiz Gonzaga (1912—1989) completaria no próximo dia 13 de dezembro, vão ser celebrados pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) com festa e, claro, muito forrobodó.
A festa vai contar com a participação do forrozeiro Alcymar Monteiro, além de um bate-papo com o radialista Renato Phaelante, autor do título “Luiz Gonzaga: Baião, Forró e Seca” (Bagaço, 2017). O evento será transmitido no canal do YouTube da Instituição, no domingo (13), a partir das 19h.
Leia também
• Fechado há 40 anos, Cine Olinda pode voltar com a Fundaj
• Fundaj e Correios lançam selo postal de Clarice Lispector
• Netos de Luiz Gonzaga repudiam o uso da canção do avô em live de Bolsonaro
Com abertura do presidente da Fundaj, Antonio Campos, e participação de Mário Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), a programação será encerrada pelo tributo ao Rei do Baião, feito por Alcymar.
O cantor e compositor Alcymar Monteiro, que também era compadre de luiz Gonzaga, gravou com ele o pout-pourri “Cantiga de Vem-Vem/ Roendo Unha para o álbum Forroteria” (RGE, 1986) — com o qual alcançou a marca de 500 mil cópias.
O primeiro contato de Alcymar com Gonzagão foi em 1985, quando abriu um show Rei do Baião no Cavalo Dourado - atual Baile Perfumado. “Fisicamente ele não existe mais, mas espiritualmente ele permanece sempre. Porque o artista não morre, ele permanece na sua obra”, ressalta o forrozeiro.
Programação
19h - Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco
19h10 - Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj
19h20 - “Luiz Gonzaga: baião, forró e seca”, por Renato Phaelante.
20h - “Tributo a Luiz Gonzaga”, por Alcymar Monteiro. Com repertório especial, que traduz a valorização dos ritmos nordestinos, o artista fará a apresentação musical intercalada com histórias que compartilhou com seu amigo e compadre Luiz Gonzaga.
Serviço
Live “Luar do Gonzagão”
Domingo (13), a partir das 19h
Transmissão pelo canal do YouTube da Fundaj