Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Fundaj promove programação especial sobre Chico Science e os 30 anos do Manguebeat

Uma série de atividades serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino do Recife

Chico Science, principal nome do manguebeat em PernambucoChico Science, principal nome do manguebeat em Pernambuco - Foto: Reprodução/Instagram

Em homenagem ao icônico Chico Science e aos 30 anos do movimento Manguebeat, a Biblioteca Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Prefeitura do Recife, vai estar com uma programação especial. Nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho, com participação de alunos das escolas da rede pública municipal do Recife em exposição, ciclo de conversas, exibição de filmes e de documentários sobre o contexto da efervescência cultural iniciada na década de 1990.
 
“A importância desse evento é homenagear o surgimento do movimento Manguebeat por meio de um dos idealizadores, Chico Science. Esse momento resgata, para conhecimento dos jovens, o que representou o movimento dentro do ambiente musical, do vestiário através de acessórios e efeitos visuais acentuados que estão  presentes na cultura pernambucana”, destaca a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório.
 
A exposição “Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão: 30 anos do Movimento Mangue”, vai reunir os acervos do produtor musical Paulo André Moraes Pires, da Biblioteca Knopf, e obras do artista plástico Ermiro Augusto de Souza Júnior, conhecido como Jacaré, e de Neilton Carvalho. Todo material vai estar reunido na Sala de Leitura Nilo Pereira, já os filmes e documentários serão exibidos na sala do Cinema da Fundação, ambos os espaços estão localizados no campus do Derby.
 
Além das atividades pontuais direcionadas para as escolas municipais, a exposição ficará aberta ao público geral entre 6 de junho e 31 de julho, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 19h.
 

Confira a programação das atividades:
 
Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão: 30 anos do Movimento Mangue
  
A partir de 6 de junho
Sala Nilo Pereira
Campus Ulisses Pernambucano da Fundaj,
Derby
  
6 de junho
14h - abertura da exposição, seguida de bate-papo com Cannibal, da banda Devotos,e o jornalista José Teles.
Exibição de documentários sobre a trajetória de Chico Science e o Movimento Manguebeat.
 
13 de junho
9h - visitação à exposição,seguida bate-papo com Márcia Cavalcanti, Clezed de Souza e Neilton Carvalho
Exibição de documentários
 
20 de junho
18h - visitação à exposição, seguida de bate-papo com Isaar França, Gilmar Correa da Silva (Bolla 8), e José Lúcio Bezerra Júnior, o Mestre Abissal
Exibição de filmes e documentários
Apresentação do Maracatu Real da Várzea
  
27 de junho
9h - visitação à exposição, seguida de bate-papo com o produtor cultural Paulo André, que lançará o livro “Memórias de um Motorista de Turnês”, com Roger de Renor e Ermiro Augusto de Souza Júnior.
Exibição de filmes e documentários

Veja também

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Kendrick Lamar lança álbum surpresa
Lançamento

Kendrick Lamar lança álbum surpresa

Newsletter