Fundarpe anuncia abertura do processo de tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira
Equipamento cultural está fechado há três anos e vem sofrendo com furtos, vadalismo e invasões
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) deferiu a abertura do processo de tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira, localizado na região central do Recife. A decisão foi oficializada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado.
O pedido de tombamento foi protocolado junto à Fundarpe pelo Grupo João Teimoso e o Movimento Guerrilha Cultural, em dezembro de 2022. Até a conclusão do processo, o imóvel tem as mesmas prerrogativas de bem efetivamente tombado, a não ser que os proprietários sejam contrários à medida e solicitem o seu cancelamento.
Inaugurado em maio de 1971, ainda com o nome de Nosso Teatro, por iniciativa do teatrólogo Valdemar de Oliveira. Com a morte do seu fundador em 1977, o espaço foi rebatizado em sua homenagem. Em outubro de 1980, o equipamento cultural teve as suas instalações destruídas em um incêndio, sendo reconstruído e reinaugurado após sete anos.
Leia também
• Novo diretor artístico da Gucci estreia em Milão com seu primeiro desfile; confira detalhes
• Morre Maria Carmem Barbosa, autora de novelas e humorísticos como "Toma lá, dá cá"
• Filme de ação espanta turistas chineses da Tailândia; entenda
O teatro está fechado há três anos e vem passando por um processo acelerado de deterioração. Nos últimos meses, o prédio passou por repetidos episódios de invasão, furtos e vandalismo.
A casa de espetáculos pertence ao Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), grupo formado pelos herdeiros de Valdemar de Oliveira e outros associados. No ano passado, os proprietários chegaram a iniciar um diálogo com Secretaria de Cultura de Pernambuco para firmar um acordo de comodato, no qual o espaço passaria a ser administrado pelo Estado durante 19 anos. Com a mudança de governo no início de 2023, no entanto, as conversas foram paralisadas por um período.