ENCERRAMENTO

Garanhuns e público se despedem de mais um FIG neste fim de semana

Chega ao fim, neste fim de semana, a 31ª edição do Festival de Inverno que levou mais de 600 atrações ao município do Agreste pernambucano

BaianaSystem é a atração mais aguardada na noite desta sexta (28)BaianaSystem é a atração mais aguardada na noite desta sexta (28) - Foto: Divulgação

Depois de dez dias de uma jornada intensa de arte e cultura nos quatro cantos de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns encerra sua 31ª edição neste fim de semana. A despedida será no domingo (30), com os derradeiros shows no Palco Dominguinhos, que finalizará este ano com Baby do Brasil.

Mas, nesta sexta-feira (28) já começa o maior movimento rumo ao município, com a chegada do segundo final de semana, que promete trazer mais público que o primeiro. Em especial, por conta de uma das “atrações surpresa” divulgadas dias após o anúncio da programação oficial: BaianaSystem é a banda que fecha a noite de hoje e uma das mais aguardadas pelo público.

Novos palcos
Durante esta semana, novos palcos abriram suas programações: o Zé da Macuca (antigo Palco Pop/Palco Forró) começou na terça (23); e o Polo Instrumental, no Parque Ruber Van Der Linder - também conhecido como “Pau Pombo” - teve início na quarta (26). No Zé da Macuca, os destaques de hoje são o cantor piauiense radicado no Ceará, Getúlio Abelha (23h), com seu mix de forró estilizado e música pop alternativa; e o popular romântico Odair José (0h30), também chamado de “brega” (alcunha que há muito tempo já não é mais pejorativa), hoje, cult.

Amanhã (29), o principal nome é a banda de reggae maranhense Tribo de Jah, velha conhecida do FIG por atrair uma multidão em seus shows em Garanhuns. O músico Clayton Barros apresenta seu novo show e a roqueira Dani Carmesim é quem abre o palco. Encerrando, no domingo (30), o Zé Macuca será todo pernambucano: shows de Platonicca, Riáh, Gabi da Pele Preta, de Bonsucesso Samba Clube e Eddie, ambas com novos discos na praça.

Literatura e encerramento
Outro destaque do FIG nessa reta final é a programação de Literatura, que acontece na Praça da Palavra Luís Jardim – localizada junto à fonte da cidade –, que este ano homenageia o poeta Miró da Muribeca. Amanhã (29), será lançado o livro “Sônia Braga em Fotobiografia”, co-editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Edições Sesc-SP. O trabalho traz uma série de fotos da icônica atriz paranaense. Na ocasião, um bate papo com o organizador do livro, Augusto Lins Soares, e a editora assistente da Cepe, Gianni Gianni.

Baby do Brasil encerrará o 31º FIG, no Palco DominguinhosBaby do Brasil encerrará o 31º FIG, no Palco Mestre Dominguinhos. Foto: Salvador Cordaro/Divulgação

No domingo (30), último dia do FIG, o Palco Dominguinhos mantém a tradição de trazer grandes nomes do cenário nacional para encerrar a festa. A cantora Baby do Brasil fará o último show, já na madrugada da segunda (31), à 1h50. Quem a antecede é o ex-vocalista do Barão Vermelho, Frejat (0h10), que apresentará canções da banda e de sua carreira solo. Nesta última noite, também se apresentam no Dominguinhos: Almério (19h30), Rogéria Dera (20h50) e Uptown BluesBand + Derico Sciotti (22h30).

Programação (Palco Mestre Dominguinhos)

Sexta (28)
19h - Amor Eterno
20h30 - Barbarize
22h - Gabriel o Pensador
23h40 - BaianaSystem
01h30 - Uana

Sábado (29)
18h00 - Jam 212
19h20 - Zeh Lucas
20h40 - Volver - 20 anos
22h10 - Ave Sangria
23h40 - Paulo Miklos
01h20 - Carlinhos Brown

Domingo (30)
19h30 - Almério
20h50 - Rogéria Dera
22h30 - Uptown Blues Band & Derico Sciotti
0h10 - Frejat
1h50 - Baby do Brasil

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter