Garanhuns e público se despedem de mais um FIG neste fim de semana
Chega ao fim, neste fim de semana, a 31ª edição do Festival de Inverno que levou mais de 600 atrações ao município do Agreste pernambucano
Depois de dez dias de uma jornada intensa de arte e cultura nos quatro cantos de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns encerra sua 31ª edição neste fim de semana. A despedida será no domingo (30), com os derradeiros shows no Palco Dominguinhos, que finalizará este ano com Baby do Brasil.
Mas, nesta sexta-feira (28) já começa o maior movimento rumo ao município, com a chegada do segundo final de semana, que promete trazer mais público que o primeiro. Em especial, por conta de uma das “atrações surpresa” divulgadas dias após o anúncio da programação oficial: BaianaSystem é a banda que fecha a noite de hoje e uma das mais aguardadas pelo público.
Novos palcos
Durante esta semana, novos palcos abriram suas programações: o Zé da Macuca (antigo Palco Pop/Palco Forró) começou na terça (23); e o Polo Instrumental, no Parque Ruber Van Der Linder - também conhecido como “Pau Pombo” - teve início na quarta (26). No Zé da Macuca, os destaques de hoje são o cantor piauiense radicado no Ceará, Getúlio Abelha (23h), com seu mix de forró estilizado e música pop alternativa; e o popular romântico Odair José (0h30), também chamado de “brega” (alcunha que há muito tempo já não é mais pejorativa), hoje, cult.
Leia também
• Veja como foi a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, que teve Lenine e Maneva no palco
• Homenagem a Miró da Muribeca abre programação da Cepe em Garanhuns; confira programação
• Festival de Inverno de Garanhuns: programação completa é anunciada; confira as atrações
Amanhã (29), o principal nome é a banda de reggae maranhense Tribo de Jah, velha conhecida do FIG por atrair uma multidão em seus shows em Garanhuns. O músico Clayton Barros apresenta seu novo show e a roqueira Dani Carmesim é quem abre o palco. Encerrando, no domingo (30), o Zé Macuca será todo pernambucano: shows de Platonicca, Riáh, Gabi da Pele Preta, de Bonsucesso Samba Clube e Eddie, ambas com novos discos na praça.
Literatura e encerramento
Outro destaque do FIG nessa reta final é a programação de Literatura, que acontece na Praça da Palavra Luís Jardim – localizada junto à fonte da cidade –, que este ano homenageia o poeta Miró da Muribeca. Amanhã (29), será lançado o livro “Sônia Braga em Fotobiografia”, co-editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Edições Sesc-SP. O trabalho traz uma série de fotos da icônica atriz paranaense. Na ocasião, um bate papo com o organizador do livro, Augusto Lins Soares, e a editora assistente da Cepe, Gianni Gianni.
No domingo (30), último dia do FIG, o Palco Dominguinhos mantém a tradição de trazer grandes nomes do cenário nacional para encerrar a festa. A cantora Baby do Brasil fará o último show, já na madrugada da segunda (31), à 1h50. Quem a antecede é o ex-vocalista do Barão Vermelho, Frejat (0h10), que apresentará canções da banda e de sua carreira solo. Nesta última noite, também se apresentam no Dominguinhos: Almério (19h30), Rogéria Dera (20h50) e Uptown BluesBand + Derico Sciotti (22h30).
Programação (Palco Mestre Dominguinhos)
Sexta (28)
19h - Amor Eterno
20h30 - Barbarize
22h - Gabriel o Pensador
23h40 - BaianaSystem
01h30 - Uana
Sábado (29)
18h00 - Jam 212
19h20 - Zeh Lucas
20h40 - Volver - 20 anos
22h10 - Ave Sangria
23h40 - Paulo Miklos
01h20 - Carlinhos Brown
Domingo (30)
19h30 - Almério
20h50 - Rogéria Dera
22h30 - Uptown Blues Band & Derico Sciotti
0h10 - Frejat
1h50 - Baby do Brasil