Logo Folha de Pernambuco

BBB 22

'Gaslighting': entenda o que é e se o termo se aplica à conduta de Arthur no 'BBB 22'

Discussão entre os participantes no Jogo da Discórdia desta segunda-feira levantou a questão nas redes sociais

Arthur conversa na academiaArthur conversa na academia - Foto: Reprodução/Gshow

Há tempos que Laís não esconde seu alvo no "BBB 22": Arthur Aguiar. E vice-versa. Nesta segunda-feira (21), no Jogo da Discórdia, a médica e o ator promoveram um dos embates mais acalorados da dinâmica.

Desta vez, nas redes sociais, muita gente enxergou gaslighting na postura de Arthur diante da discussão com sua adversária que, por sinal, está no paredão. Ele recebeu dela o título de mais arrogante da casa.

"Todas as vezes que você me chamou no jogo da discórdia, você criou situações que não existiram", disse o brother. "Toda vez que eu estou falando, você me interrompe", afirmou Laís, no decorrer da discussão.

O termo surgiu ainda na década de 1930 com a peça de teatro "Gas Light", do dramaturgo inglês Patrick Hamilton. O espetáculo girava em torno de um homem que, com malabarismos argumentativos, fazia a esposa crer que não tinha razão, embora tivesse.

"Gaslighting" é um abuso psicológico praticado de forma velada, quando o abusador seleciona informações ou as tira de contexto para construir um argumento que lhe convem, descreditando a vítima que, por sua vez, chega a duvidar de si própria. Muitas vezes, a pessoa que sofre desta forma de abuso é chamada de "louca".

Arthur Aguiar não chegou a chamar Laís de louca, mas afirmou que os problemas que Laís tinham com ele eram fruto de situações que não existiram ou de exageros.

Além disso, internautas apontam que o jogador frequentemente interrompe a fala dos outros. Na web, o termo "gaslighting" chegou a ficar entre os tópicos mais citados após a discussão entre os participantes. Veja algumas reações nas redes: 

 

 

 

 

Veja também

Newsletter