Logo Folha de Pernambuco

Ásia

Google celebra Ano Novo Lunar; saiba o que significa a data

Festividades marcam a chegada de um ano novo nos países asiáticos

Google homenageia o Ano Novo LunarGoogle homenageia o Ano Novo Lunar - Foto: Reprodução/Google

Você já deve ter percebido que o Google trouxe, nesta terça-feira (1º), elementos que homenageiam a chegada do Ano Novo Lunar, um dos feriados mais importantes na Ásia. É com o chamado doodle, que a página de busca faz referência ao assunto ao longo do dia, exibindo uma ilustração com destaque para um tigre e outros elementos da cultura oriental em meio à palavra Google. Mas você sabe, de fato, qual a importância desta data?

Se você ficou curioso, certamente clicou na ilustração e foi encaminhado para a página reunindo todas as informações sobre as comemorações. O Ano Novo Lunar, que começou como Ano do Tigre ou mesmo o ano 4720 no calendário, é um feriado para boa parte dos asiáticos por marcar o ciclo de um novo ano. 

O animal em questão também não é à toa. Cada ano que começa é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. Esta é a vez do tigre, simbolizando coragem e força.

Google

Um novo ciclo chinês

O calendário chinês tem como referência a lua. O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. E isso tende a acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro, não havendo uma data certa, como nas marcações do calendário Gregoriano, no Ocidente. Vale lembrar que a referência ocidental leva em conta o tempo em que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol (365 dias).

Já o ano lunar contabiliza cerca de 354 dias, de acordo com o tempo para que a Lua atravesse seus 12 ciclos completos. Segundo boa parte dos astrônomos, essa "incerteza" sobre a quantidade de dias no Ano Novo Chinês acontece porque há frações de tempo acumuladas nas mudanças de fase, que interferem no fechamento total de ciclo.

 

 

 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter