TEATRO

Grace Gianoukas encena no Recife espetáculo sobre Dercy Gonçalves

Monólogo "Nasci pra ser Dercy" entra em cartaz na Caixa Cultural em janeiro

Grace Gianoukas interpreta Dercy Gonçalves Grace Gianoukas interpreta Dercy Gonçalves  - Foto: Heloísa Bortz/Divulgação

O espetáculo "Nasci pra ser Dercy", estrelado por Grace Gianoukas, chega ao Recife para uma curta temporada. Com seis sessões entre os dias 04 e 13 de janeiro, de quinta-feira a sábado, sempre às 20h, o monólogo sobe ao palco da Caixa Cultural. 

Em cena, Grace homenageia Dercy Gonçalves, polêmica e irreverente atriz brasileira, que morreu em 2008, aos 101 anos. A peça venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original, para o autor e diretor Kiko Rieser.

Segundo o autor, sua preocupação foi revelar, no texto do espetáculo, a mulher grandiosa e complexa que Dercy foi. Ancorada em uma profunda pesquisa, a montagem Dercy busca mostrar a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina. 
 

"Ela é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão. Mas, na verdade, foi uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular", comenta o dramaturgo. 

A produção está circulando pelo País desde o mês de maio. No Recife, haverá uma sessão com Libras e audiodescrição no dia 12. A temporada inclui debate com os artistas e público, nos dias 11 e 12, após o espetáculo. Já em 13 de janeiro, será realizado um bate-papo sobre consciência ambiental com um convidado, também depois da apresentação.

Serviço:
Espetáculo “Nasci pra ser Dercy”
De 4 a 13 de janeiro; de quinta-feira a sábado, às 20h
Na Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife)
Ingressos por R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada);
Informações: (81) 3425-1915 
 

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter