Logo Folha de Pernambuco

Rio de Janeiro

Grande Rio escolhe samba-enredo para homenagear Zeca Pagodinho em 2023

Arlindinho Cruz é autor do samba de 2022 e tenta o bicampeonato com a escola de Duque de Caxias

Zeca Pagodinho, cantorZeca Pagodinho, cantor - Foto: Guto Costa/Divulgação

O "Samba do Quintadinha de Erê" vai ser candada na avenida, no Carnaval 2023. O samba-enredo do grupo de Arlindinho Cruz, que já havia sido até batizado pela torcida, foi o escolhido pela Acadêmicos do Grande Rio para homenagear Zeca Pagodinho no desfile do ano que vem. encerrou, na madrugada deste sábado (22) a seleção do samba-enredo que vai guiá-la na avenida no carnaval 2023. A decisão aconteceu na madrugada deste sábado, na quadra de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e pode ser estratégico para a escola levar o bicampeonato.

"Se depender da experiência, as expectativas podem ser boas. Dos seis compositores do samba" Igor Leal, Arlindinho Cruz, Gustavo Clarão, Diogo Nogueira, Myngal e Mingauzinho, "três foram autores do samba do ano passado: Igor, Arlindinho e Gustavo".

"Provavelmente esta foi minha última disputa de samba-enredo. Ganhei a primeira disputa aos 16 anos e lá se vão 15 anos participando disso. Agora vou fazer 31 e minha carreira exige que eu cuide um pouco mais dela. A maratona da disputa de samba-enredo é muito desgastante', conta Arlindinho, que já tinha desistido parar no ano passado, mas não aguentou ficar de fora da festa do padrinho Zeca: "O enredo pro Zeca me fez ficar mais um ano. É meu padrinho, meu amigo. Acordei com telefonema dele hoje, me dando parabéns e se dizendo feliz com o samba e com a nossa vitória."

Não foi só Arlindinho, que tem como escola do coração a Império Serrano, que se sentiu convocado a homenagear o veterano. Artistas, de diversas escolas, quiseram encarar o desafio. Ao todo, foram 11 sambas concorrentes e três chegaram à final. O "samba 5" tinha como compositores Dudu Nobre, Derê, Marcelinho Santos, Licinho Jr., Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã. O “Samba 4” tem como compositores Toninho Geraes, Dunga, G. Martins, Jailson da Grande Rio, Eduardo Queiroz, Jorge Fernandes e Sérgio Daniel.

O campeão foi escolhido pela diretoria e presidência em reunião após a apresentação dos finalistas, apresentados pelo intérprete oficial da escola, Evandro Malandro, por volta das 3h. A quadra lotada pela comunidade assistiu ainda a um show preparado pelos coreógrafos da comissão de frente Hélio Bejani e Beth Bejani e ao samba no pé da rainha de bateria da invocada Paolla Oliveira. 

A escola será a segunda a desfilar no domingo de carnaval de 2023, no dia 19 de fevereiro, e vai apresentar o enredo desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Em 2022, a Grande Rio foi a campeã da folia no Sambódromo, pela primeira vez, falando sobre Exu.

Veja também

Newsletter