Rio de Janeiro

Grande Rio escolhe samba-enredo para homenagear Zeca Pagodinho em 2023

Arlindinho Cruz é autor do samba de 2022 e tenta o bicampeonato com a escola de Duque de Caxias

Zeca Pagodinho, cantorZeca Pagodinho, cantor - Foto: Guto Costa/Divulgação

O "Samba do Quintadinha de Erê" vai ser candada na avenida, no Carnaval 2023. O samba-enredo do grupo de Arlindinho Cruz, que já havia sido até batizado pela torcida, foi o escolhido pela Acadêmicos do Grande Rio para homenagear Zeca Pagodinho no desfile do ano que vem. encerrou, na madrugada deste sábado (22) a seleção do samba-enredo que vai guiá-la na avenida no carnaval 2023. A decisão aconteceu na madrugada deste sábado, na quadra de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e pode ser estratégico para a escola levar o bicampeonato.

"Se depender da experiência, as expectativas podem ser boas. Dos seis compositores do samba" Igor Leal, Arlindinho Cruz, Gustavo Clarão, Diogo Nogueira, Myngal e Mingauzinho, "três foram autores do samba do ano passado: Igor, Arlindinho e Gustavo".

"Provavelmente esta foi minha última disputa de samba-enredo. Ganhei a primeira disputa aos 16 anos e lá se vão 15 anos participando disso. Agora vou fazer 31 e minha carreira exige que eu cuide um pouco mais dela. A maratona da disputa de samba-enredo é muito desgastante', conta Arlindinho, que já tinha desistido parar no ano passado, mas não aguentou ficar de fora da festa do padrinho Zeca: "O enredo pro Zeca me fez ficar mais um ano. É meu padrinho, meu amigo. Acordei com telefonema dele hoje, me dando parabéns e se dizendo feliz com o samba e com a nossa vitória."

Não foi só Arlindinho, que tem como escola do coração a Império Serrano, que se sentiu convocado a homenagear o veterano. Artistas, de diversas escolas, quiseram encarar o desafio. Ao todo, foram 11 sambas concorrentes e três chegaram à final. O "samba 5" tinha como compositores Dudu Nobre, Derê, Marcelinho Santos, Licinho Jr., Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã. O “Samba 4” tem como compositores Toninho Geraes, Dunga, G. Martins, Jailson da Grande Rio, Eduardo Queiroz, Jorge Fernandes e Sérgio Daniel.

O campeão foi escolhido pela diretoria e presidência em reunião após a apresentação dos finalistas, apresentados pelo intérprete oficial da escola, Evandro Malandro, por volta das 3h. A quadra lotada pela comunidade assistiu ainda a um show preparado pelos coreógrafos da comissão de frente Hélio Bejani e Beth Bejani e ao samba no pé da rainha de bateria da invocada Paolla Oliveira. 

A escola será a segunda a desfilar no domingo de carnaval de 2023, no dia 19 de fevereiro, e vai apresentar o enredo desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Em 2022, a Grande Rio foi a campeã da folia no Sambódromo, pela primeira vez, falando sobre Exu.

Veja também

Camila Moura chora no reality ''A Fazenda'' ao falar de Lucas Buda
reality show

Camila Moura chora no reality ''A Fazenda'' ao falar de Lucas Buda

Panela do Jazz retorna com Quinteto Violado, Gilú, Laís de Assis e 10h de programação; confira
Música

Evento gratuito no Recife, Panela do Jazz terá 10 horas de programação; confira

Newsletter