Logo Folha de Pernambuco

Arte

Grandes museus internacionais rechaçam 'agressões' de ativistas ambientais a obras

Diretores dos museus mais famosos do mundo alertam para a fragilidade das obras, insubstituíveis para o patrimônio cultural

Ativistas do grupo Futuro Vegetal protestaram colando as mãos em um quadro de Goya, em MadriAtivistas do grupo Futuro Vegetal protestaram colando as mãos em um quadro de Goya, em Madri - Foto: Reprodução/Twitter

Os diretores de uma centena de museus internacionais criticaram, nesta quinta-feira (10)m as recentes "agressões" contra obras de arte e alertaram que os ativistas ambientais que as cometem "subestimam a fragilidade" dessas valiosas peças.

"Nas últimas semanas, houve várias agressões a obras de arte em museus internacionais", inicia um comunicado assinado pelos diretores de 92 dos museus de maior destaque no mundo, como o Prado de Madri, o Louvre de Paris e o Guggenheim de Nova York.

Os ativistas responsáveis subestimam a fragilidade dessas insubstituíveis obras do patrimônio cultural mundial, que devem ser preservadas, continua a nota.

Recentemente, militantes colaram, por exemplo, suas mãos nas molduras de dois quadros de Goya em Madri e sobre as proteções da célebre série "Campbell's Soup" de Andy Warhol, na Austrália.

Outros lançaram sopa de tomate sobre os "Girassóis" de Van Gogh em Londres, e purê de batata contra uma obra de Claude Monet em Potsdam, perto de Berlim.

Embora as pinturas não tenham sofrido danos, o incidente dos "Girassóis" causou leves avarias na moldura.

"Como diretoras e diretores de museus responsáveis pelas obras, seu perigo nos moveu profundamente", disseram os signatários no texto.

Eles reivindicam a missão social dos museus como guardiões do legado cultural e da conservação.

"As tarefas centrais do museu como instituição (colecionar, pesquisar, compartilhar e preservar) são agora mais relevantes do que nunca", ressaltaram, apontando seu desejo de manter o museu "como um espaço livre para a comunicação social".

Veja também

Newsletter