Grão Mestre Kobi Lichtenstein lança livro sobre Krav Maga no Recife
Lançamento do livro "Krav Maga - O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)" será no próximo dia 25, em um restaurante na Zona Norte do Recife
Em hebraico, a expressão “Krav Maga” aproxima-se da acepção de “combate do defensor”. E é exatamente a partir desta filosofia, de que as pessoas têm direito de defesa contra quaisquer tipos de agressões, de forma simples, rápida e objetiva que a técnica criada em Israel por Imi Lichtenfeld tem seu ponto de partida.
No Brasil coube ao israelense, o Grão Mestre Kobi Lichtenstein, introduzir o método há pelo menos três décadas e especificamente em Pernambuco, a tática completa 15 anos – data que será celebrada no próximo dia 25 com o lançamento do livro “Krav Maga – O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)", escrito por Kobi em parceria com sua esposa Sandra Lichtenstein.
O casal estará no Recife, no Restaurante Caprino's (Tamarineira), a partir das 18h. Na ocasião, a obra estará disponível para quem quiser adquirir, e com autógrafo do autor, responsável pelo registro da prática no País.
Leia também
• Cepe lança livro 'O Dom que vive em nós - Helder Camara e a igreja no meio do povo'
• Livro mostra Roberto Marinho habilidoso nos meandros do poder político
• Centro de Krav Maga dará aula gratuita de defesa pessoal no Recife
“O Mestre Kobi tem 58 anos de vida e pelo menos 54 de técnica de Krav Maga, já que ele foi a primeira criança que treinou com Imi (Lichtenfeld). Em janeiro de 1990 ele trouxe para o Brasil, e até então ninguém tinha conhecimento sobre o que era esse meio de defesa. Deu as primeiras aulas no Rio de Janeiro e a partir disso os primeiros instrutores foram formados”, explica Thiago Augusto Lopes, instrutor pernambucano licenciado pela Federação SulAmericana de Krav Maga.
Ele, inclusive, integra o rol de 24 instrutores da prática no Brasil, distribuídos em 19 estados. “Em média são mais de dez mil pessoas que aderiram à técnica de defesa, com o Rio sendo o estado que mais comporta praticantes”, complementa.
Sem o intuito de se apresentar como uma técnica competitiva, tampouco tratada como uma arte marcial – embora envolva habilidades oriundas de práticas físicas que se assemelham – o Krav Maga trabalha pontos sensíveis no corpo do “adversário”, com o objetivo único de defesa e sobrevivência a ataques.
O formato, aliás, integra treinamentos de Forças de Defesa de Israel e se estende a civis e militares, homens, mulheres, jovens e crianças.
“Já cheguei a dar aulas para um pequeno de oito anos de idade e para uma pessoa mais velha, considerada pela idade como um idoso. Não há distinção de qualquer quesito, seja idade, se homem ou mulher, ou pelo porte físico, já que todos os praticantes podem aprender em pé de igualdade a se defender de agressões, inclusive em ataques com armas”, ressalta Thiago.
Atualmente Thiago é faixa azul da prática e junto a Carlos Albuquerque e Sérgio Rodrigues forma o trio de instrutores locais do Krav Maga, cuja hierarquia de aprendizado passa pelas cores amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta. Ainda sob o viés da hierarquia, até chegar ao título maior (Grão Mestre), passa-se pelos “graus” de instrutor, professor e mestre – atualmente existem seis brasileiros mestres da técnica.
“Krav Maga – O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L)" é a quinta obra escrita pelo Grão Mestre Kobi Lichtenstein. Em pouco mais de 400 páginas o livro aborda a história da prática criada por Imi a partir do olhar do autor, que foi seu aluno ainda nos primeiros anos de vida.
lustrado por imagens e explicações acerca das técnicas utilizadas pelo método, os escritos trazem também o registro histórico que remonta aos primórdios do Krav Maga no Brasil até os dias atuais, em contextos que descrevem, inclusive, o intuito da criação e da difusão do mecanismo de defesa que ganha cada vez mais vem adeptos e reconhecimento mundial.
Serviço
Lançamento do livro "Krav Maga - O Legado de Imi Lichtenfeld (Z"L), com a presença do autor, o Grão Mestre Kobi Lichtenstein
Quinta-feira (25), a partir das 18h, no Restaurante Caprino's (Rua Gel. Abreu e Lima, 407, Tamarineira)