Teatro

Grupo São Gens lança experimento cênico inspirado no cotidiano nas palafitas do Recife

Documentário mostra o processo de criação do projeto 'Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré'

Grupo São Gens de TeatroGrupo São Gens de Teatro - Foto: Washington Machado/Divulgação

Artisticamente ativo mesmo em tempos de pandemia, o Grupo São Gens de Teatro lança um documentário nesta segunda-feira (19), às 20h. O filme aborda o processo de criação do experimento cênico “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”. 

A obra audiovisual reúne entrevistas com os profissionais envolvidos na montagem, que teve sua estreia online no último domingo (18). A live de lançamento do documentário será transmitida pelo canal no YouTube do coletivo teatral. 

Realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, o projeto traz uma dramaturgia criada a partir da vivência do autor Anderson Leite na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina, na Zona Sul do Recife. O universo do mangue, das palafitas e da maré, com sua diversidade de sujeitos e narrativas, surge como espaço cênico e conceitual do experimento. 

Coloca em evidência o espaço urbano da cidade e sua relação com as margens, a obra discute temas como homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social. A proposta visa gerar reflexões sobre os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, revelando suas poéticas e mazelas cotidianas.

Além de Anderson Leite, que também dirige a encenação, o elenco traz os atores Elis Hellen e Halberys Morais. A direção Musical é de Arnaldo do Monte e o figurino tem a assinatura de André Lourenço. 


 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter