Logo Folha de Pernambuco

Música

Héloa estreia feat com Dj Dolores e Yuri Queiroga no projeto "Opará na pista"

Artista sergipana afroindigena, Héloa, experimenta as batidas eletrônicas e lança "Opará na Pista"

Héloa lança "Opará na Pista"Héloa lança "Opará na Pista" - Foto: Arthur Soares

Em consonância com suas raízes, a artista sergipana afroindigena, Héloa se conecta com a sua ancestralidade e em uma mistura com batidas eletrônicas e lança "Opará na Pista" - um EP comemorativo de 1 ano do seu álbum "Opará", que evidencia a força dos Orixás. O projeto conta com quatro remixes de djs e produtores de diversos cantos do Brasil e chega a partir do dia 20 nas plataformas de música.

Entre os convidados, Dj Dolores e Yuri Queiroga representam o som de Pernambuco na faixa "Maré Mansa 2.0", a mistura resultam em um inspirado balanço de ritmos diaspóricos e urbanos, aportados no Brasil, que tem como base a dança como força de expressão dos rituais como o funaná, Gweta, hapingo, Ikoku, entre outros. 

Na letra da canção são utilizados o canto na língua zulu com sons e palavras que remetem à cultura ancestral da África do Sul e da memória dos seus antepassados e a relação com a travessia e a força das águas. O remix conta com a participação das “Mulheres Livres”, grupo formado dentro do Carandiru por mulheres em situação de cárcere e reflete toda a arte que a cantora promove e realiza.

A faixa ganhou, ainda, um videoclipe que foi gravado em Sergipe durante o período de isolamento social, na Praia do Refúgio e no rio Vaza-Barris, reverenciando as yabás Nanã, Oxum e Iemanjá por meio de imagens na beira do rio, do mar e do mangue. Para a construção visual do projeto, Héloa convidou o renomado estilista sergipano Altair Santos para uma parceria e seus figurinos com referências da cultura popular quilombola e indígena. "As vestes são repletas de saberes manuais, fitilhos, cores, movimentos e bordados feitos pela comunidade de artesãs da renda irlandesa, patrimônio Sergipano".

Mergulhando em um pop ancestral, Héloa convida o público para uma espécie de transe guiada por seu "Opará na Pista".

 

Veja também

Newsletter