Cultura+

Hilda Torres traz de 'volta' Soledad Barret em única apresentação no Hermilo Borba

O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira (8), abrindo a programação do teatro que segue até o próximo domingo (10) com encenações da Mostra Teatral Rosa dos Ventres, que tem à frente a atriz pernambucana

Hilda Torres encena 'Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés', nesta sexta (8), no Hermilo BorbaHilda Torres encena 'Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés', nesta sexta (8), no Hermilo Borba - Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

Soledad Barret Viedma permanece impulsionando ressignificações e “pertencimentos” a mulheres que dão vida à sua luta a favor da liberdade. Pouco mais de quatro décadas depois, a mulher, guerrilheira e militante paraguaia, assassinada em Pernambuco na década de 1970, aos 28 anos – mais precisamente, grávida de quatro meses, ela foi espancada, estuprada e alvejada por tiros, depois de ter sido entregue aos militares pelo próprio noivo, em troca de dinheiro – segue conduzindo no palco a atriz pernambucana Hilda Torres, no solo "Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés".

E é com o peso deste Dia Internacional da Mulher (8 de março), que o Teatro Hermilo Borba Filho, localizado no Bairro do Recife, apresenta desta sexta-feira (8) até o próximo domingo (10) uma série de espetáculos da Mostra Teatral Rosa dos Ventres, com viés voltado para abordagens de gênero e sob a perspectiva e atuação de mulheres.




Leia também:
Katia Mesel lança curta sobre problemáticas de partos em Noronha
ONU terá proporção igual de funcionários homens e mulheres em 10 anosMarcha das Mulheres ocupa a Praça do Derby nesta sexta-feira


As apresentações, viabilizadas pelo Grupo Cria do Palco e idealizadas por Hilda, pretendem promover e estimular espaços que garantam a visibilidade feminina na arte e na vida cotidiana. “(...) cada um tem sua forma de lutar na vida e a nossa é no palco, na arte e com o teatro”, ressaltou a atriz, em entrevista à Folha de Pernambuco.

O monólogo “Soledad”, idealizado e encenado por Hilda, com direção da argentina Malú Bazán, abre a programação em sessão única, às 19h. Após finalizar encenações em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, é para o “berço” da tragédia que ficou conhecida como “Massacre da Chácara São Bento”, local do assassinato da paraguaia junto a outros companheiros de luta, que a sua história volta a ser (re)contada, exatamente em uma data de significados contundentes da luta da mulher em todo o mundo.

Hilda Torres encena 'Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés', nesta sexta (8), no Hermilo Borba



"O nosso chão é o palco. Trazer Soledad hoje (8) é reafirmar que a gente morre, mas a história da nossa luta se eterniza e deixa como legado para as próximas gerações. Ela vive com sua história de luta que nos fortalece nos dias atuais”, complementa Hilda, que começou a (re)construir a história da militante assassinada em 2015 e, de lá para cá, tem subido a palcos do Brasil e do mundo, em sincronia com um movimento que, por vezes, só a arte consegue proporcionar.

“Cada apresentação é única e assim como os dias, a arte do teatro não se repete. Já vivemos muitas emoções desde a recepção da peça aqui no Recife, em cidades do interior de Pernambuco e em outras de nosso País e do mundo”, destaca Hilda, mencionando, também, entre os momentos de peso da apresentação do espetáculo, o dia seguinte ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. "Alguns fatos pessoais e coletivos nos trazem mais emoção no palco. Fazer Soledad hoje (8), por exemplo, talvez doa mais, mas ao mesmo tempo fazemos com mais sentido, de levantar a bandeira da arte como uma forma de militância”.


Programação Mostra Teatro Rosa dos Ventres
Completam a grade da programação no Hermilo, histórias de mulheres contadas por outras mulheres, fruto de edições da Oficina de Teatro Para Mulheres (com vivências terapêuticas), também ministrada por Hilda Torres. "Revoada - O Eu Feminino Construindo Outras Histórias" será apresentado neste sábado (9), também às 19h, com debate ao final.

Já o espetáculo "Placenta - O Que Está Por Vir", com início às 17h, será exibido no domingo e no mesmo dia, "BruxarRia - Entre o Lírio e o Delírio", encerra a programação, às 19h.

Soledad pelo mundo
 um lugar de encontro (o palco), em que reconhecemos umas às outras. É um lugar de visibilidade para a mulher e nesse contexto para ela expressar através da arte a sua voz, a sua presença, a sua força. Ao mesmo tempo em que expressa ao público, ela está expressando a si mesma e isso é autorreconhecimento”, finaliza Hilda, que adianta a programação de "Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés" ainda neste primeiro semestre, quando passará pelo Paraguai, país de nascimento de Soledad; Uruguai, local onde militou e Cuba, onde treinou e teve a filha, a artista plástica Nasaindy de Araújo Barret, que acompanha o grupo nas apresentações.

No segundo semestre a atriz pernambucana retorna para “levar Soledad” a Arcoverde e Pesqueira, no Sertão do Estado; a Caruaru, no Agreste e a Fernando de Noronha, reforçando, como sempre fez, a sua contribuição de ressignificar o seu papel de militante (de hoje), na luta a favor das mulheres. 

Serviço

Mostra Teatral Rosa dos Ventres, no Teatro Hermilo Borba Filho
R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira), a serem adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início dos espetáculos
rua do Apolo, 121, Bairro do Recife


Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter