Audiovisual EM bEZERROS

III Curta na Serra: em formato híbrido, mostra começa na próxima terça-feira (18)

Edição segue até o dia 30 de janeiro na cidade de Bezerros, Agreste pernambucano, em formato presencial e com transmissão via site

"A Beleza de Rose" integra programação da mostra"A Beleza de Rose" integra programação da mostra - Foto: Natal Portela

A III edição do Curta na Serra - mostra audiovisual idealizada para difundir a cultura do cinema no Agreste pernambucano – começa na próxima terça-feira (18) e segue até o dia 30 de janeiro com exibição de pelo menos 35 curtas nacionais, além de programação com atividades formativas, culturais e ecológicas.

O evento, gratuito, acontece na cidade de Bezerros e vai ter formato híbrido com atividades presenciais e transmissão via site www.curtanaserra.com.br.

Com curadoria de Vitor Búrigo, o Curta na Serra traz na programação curtas separados por três panoramas temáticos: “É Preciso Estar Atento Forte”, com foco em pautas sociais; “Fantástico Imaginário”, que traz seleção com narrativas fantasiosas – mas próximas da realidade e “O Tempo ao Redor”, com narrativas que atravessam estações.
 

De acordo com Búrigo, a ideia é “oferecer variedade de histórias que aproximas as pessoas da cultura do cinema e de suas identidades, sem deixar de envolver nessa relação temáticas sociais e políticas”. 

Mostras Especiais
O “Curta na Serra” também vai realizar duas mostras temáticas especiais, mediadas pelo cineasta Marlom Meirelles.

A primeira delas é a "Mostra Homenagem Katia Mesel", que faz um tributo à vida e obra da cineasta pernambucana, primeira mulher a dirigir um filme longa-metragem em Pernambuco e a participar de um festival de cinema brasileiro. 

Katia é uma das homenageadas do evento ao lado de Das Neves, artista plástica natural de Bezerros. Na mostra em homenagem a Katia, serão exibidas as obras “Sulanca” e “Recife de Dentro Pra Fora”.
 

Katia Mesel, cineasta pernambucanaKatia Mesel, cineasta pernambucana           Crédito: Reprodução/Instagram

A segunda mostra especial, “Mostra Ver Ouvindo”, abriga filmes com recursos de acessibilidade comunicacional em audiodescrição – AD (legendas para surdos e ensurdecidos) e LSE (tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libra. O público vai poder conferir os documentários “O Rio: Um Itinerário Poético”, “Cabocolino” e “Ethxô Nandudya”.

Já entre as atividades de formação, marcadas para acontecer entre os dias18 e 21 de janeiro, a edição promove de forma presencial a oficina “Serra Animada”, uma formação em cinema de animação com a técnica de stop motion.

As aulas, ministradas por Paulo Leonardo, acontecerão em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco de Bezerros. Como resultado prático, um curta-metragem animado será realizado durante as aulas. 
 

Centro de Artesanato de Bezerros

Ainda no quesito formação, a mostra promove a masterclass "Produção Audiovisual por uma Perspectiva do Interior de Pernambuco", ministrada por Caio Dornelas, idealizador da Mostra Canavial de Cinema e do Curso Engenho de Imagens.

E no dia 22 de janeiro, a partir das 19h, o “Curta na Serra” promove, de forma presencial, exibição pública de curtas-metragens na Vila de Serra Negra, direcionado aos da Zona Rural de Bezerros

A programação completa da III Curta na Serra – realizada pela produtora Eixo Audiovisual, com apoio da prefeitura de Bezerros e incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) - pode ser conferida no site do evento www.curtanaserra.com.br

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter