Cultura+

Ilhas gregas: monte seu roteiro de 15 dias de viagem pela Grécia

Conheça mais e coloque em prática o seu próprio roteiro sem complicações

Foto: Aleksandar Pasaric / Pexels

A Grécia é um dos mais populares destinos turísticos da Europa para quem ama história, natureza e diversão. Se a ideia é tirar 15 dias para conhecer as ilhas gregas é importante montar antes um roteiro e fazer um bom planejamento da viagem, para desfrutar cada minuto desse tempo. Afinal, é provável que você já sinta saudades logo que deixar o país!

O que você precisa saber antes de viajar para as ilhas gregas:
Como chegar às ilhas gregas? Qual a melhor época do ano para viajar? A Grécia precisa de visto? Tire essas e outras dúvidas antes de fazer seu planejamento de viagem:

  1. Brasileiros podem viajar sem visto para a Grécia e para vários outros países da Europa quando a finalidade é fazer turismo. Além de estar com o passaporte válido, a partir de 2023 você vai precisar de uma autorização de viagem ETIAS para entrar na Grécia (mais detalhes no link acima).
     
  2. Não há voos diretos do Brasil para a Grécia. Como você vai ter que fazer escalas em países europeus como Itália, França, Espanha e Portugal. Se você puder dar uma esticada em seu período de férias, confira as opções de stopover nas cidades do seu trajeto e aproveite ainda mais a viagem.
     
  3. Se a ideia é aproveitar as praias e a vida noturna nas ilhas gregas, o ideal é ir durante o verão europeu (que vai do final de junho ao início de setembro). Já para gastar menos e não ter que disputar as atrações turísticas com tanta gente, considere ir à Grécia na baixa temporada (principalmente nos meses de maio e setembro). 
     
  4. O custo de sua viagem pelas ilhas gregas vai depender de suas preferências quanto a hospedagem, transporte, atrações, gastronomia e entretenimento. De qualquer forma, você deve levar euros para viajar à Grécia, por mais que seja possível usar seu cartão de crédito internacional ou outras soluções para seus gastos no exterior.
     
  5. São muitas as opções para se locomover pela Grécia: carro alugado, ônibus, trem, avião, balsas e diversos tipos de embarcações. Para dirigir pelo país, além da carteira de habilitação e do passaporte, você pode precisar de uma permissão internacional (conhecida como PID). Quanto aos outros meios de transporte, é recomendável conferir os horários com base no seu roteiro de viagem, levando em conta a antecedência necessária e a duração prevista para os deslocamentos.

Dicas para seu roteiro de viagem pela Grécia:
Agora que você já sabe o básico para planejar uma viagem pela Grécia, inspire-se nessas dicas sobre as principais ilhas gregas e monte um roteiro que combine com o seu estilo:

Atenas, uma parada imperdível
Atenas é um dos berços da civilização moderna e ainda encanta os turistas interessados em gastronomia, diversão e compras. Vale a pena incluir a capital grega em seu roteiro, mesmo se você chegar à Grécia por outras cidades, vindo do Brasil ou de um país europeu.

Mykonos, reduto da vida noturna na Grécia
A ilha de Mykonos é famosa pelas praias paradisíacas (inclusive para a prática do nudismo) e noitadas sem hora para acabar, mas também tem várias outras atrações... se sobrar energia!

Creta, a maior das ilhas gregas
Se a ideia é montar uma base e ter uma visão geral do que a Grécia tem a oferecer, reserve parte do seu roteiro para conhecer a ilha de Creta e fazer viagens curtas de lá para as ilhas mais próximas.

Santorini, o visual icônico da Grécia
A ilha de Santorini é a que melhor representa aquela imagem que a maioria das pessoas faz das ilhas gregas, com o belo contraste de azul e branco entre o mar e as casas em suas encostas.

Zakynthos, sucesso no Instagram
E por falar em imagem, a ilha de Zakynthos deve sua fama às sensacionais fotos da Navagio Beach. É lá que estão os restos de um naufrágio que vem atraindo cada vez mais turistas para a região.

Koufonisia e arredores, um roteiro fora do convencional
Se você prefere fugir do turismo de massa e ter uma experiência com clima alternativo, a dica é explorar a região das “pequenas ilhas cíclades”, tendo como base Pano Koufonisia.

Ali as opções de hospedagem e passeios são mais rústicas, mas não menos charmosas. Por isso, a região atrai muitos jovens europeus e viajantes internacionais com faro para novas descobertas.

Seja qual for o estilo do seu roteiro de viagem pela Grécia, vai ser fácil se apaixonar pelas ilhas gregas e viver 15 dias inesquecíveis por lá!

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter