Implantação da Lei Aldir Blanc é tema de discussão
Encontros acontecem virtualmente até 16 de julho
Sancionada no dia 29 de junho, a Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) é tema de rodas de debates de artistas pernambucanos com o objetivo de discutir a implementação dos recursos previstos - a lei designa um aporte de três bilhões de reais para o setor cultural de estados e municípios brasileiros. A lei prevê renda básica de R$ 600 reais por mês para os fazedores de cultura informais, editais específicos para atividades culturais, subsídios para espaços culturais e linhas de crédito para micro e pequenas empresas da área.
A iniciativa de promover os encontros virtuias, divididos por setores, é dos mandatos das codeputadas Juntas e do vereador Ivan Moraes, ambos do PSOL-PE. A agenda de encontros está com inscrições abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais a respeito do assunto ou que queira contribuir com ideias de aplicabilidade. A participação é gratuita. De acordo com as deputada e o vereador, o prinicpla objetivo da iniciativa é explicar as bases da legislação, tirar dúvidas, ouvir sugestões e demandas sobre a lei, permitindo amplo
acompanhamento da tramitação do recurso até a sua chegada à cadeia artística. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bityli.com/a4glk.
Leia também
• Lei Aldir Blanc é sancionada: previsão é de repasse de R$ 3 bi
• Aldir Blanc: em entrevista compositor lembra como verteu histórias reais em canções
• Morre Aldir Blanc, um dos maiores compositores brasileiros, de coronavírus
Estão previstas 14 reuniões dentro do movimento "A Cultura Precisa Sobreviver", que surgiu em abril, motivado pela grande dificuldade enfrentada por quem atua na cadeia cultural diante da pandemia.
Confira a agenda dos debates:
Hoje - Audiovisual (15h) e Dança (17h)
09/07 - Hip Hop (15h) e Artes Visuais (17h);
10/07 - Literatura Mobilização (10h) e Culturas Populares (17h);
13/07 - Sertão (15h) e Agreste (17h);
14/07 - Zona da Mata (15h) e Povos originários (17h);
15/07 - Teatro (10h);
16/07 - Brega (15h) e Circo (17h).