Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

Incubadora Musical do Recife lança coletânea com novos trabalhos de cinco artistas pernambucanos

Maya, Zendo, Siba Puri, Jogba e o Maracatu Nação Erê foram apresentam novas músicas gravadas pela Incubadora Musical do Recife

Incubadora Musical do RecifeIncubadora Musical do Recife - Foto: Hannah Carvalho/Divulgação

Ao longo de 2023 e começo de 2024, a Incubadora Musical do Recife – com incentivo do SIC Recife – trabalhou no desenvolvimento e capacitação de cinco talentos da cena local, para apresentarem novos trabalhos, em coletânea online lançada nesta segunda (19).

Maya, Zendo, Siba Puri, Jogba e o Maracatu Nação Erê foram os escolhidos entre mais de 100 inscritos na convocatória aberta  no ano passado e tiveram suas canções com produção musical assinada por Benke Ferraz, da banda Boogarins, em parceria com o Estúdio Móbile.

A Incubadora Musical do Recife promoveu um processo de mentoria, gravação e acompanhamento, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades e produzir composições de qualidade para o mercado nacional.

“A incubadora musical é sobre criar coisas e potencializar a voz de quem tem coisa pra dizer. É um projeto que renovou muito a minha visão de produção musical e me deu um novo ânimo. Espero que isso possa fazer o mesmo com a galera que participou e também inspirar quem assistir ao video”, revela Benke Ferraz.

Incubadora Musical do Recife
A coletânea online apresenta cinco faixas produzidas, que estão disponíveis na plataforma Bandcamp.

Já no youtube, há um vídeo com os bastidores das gravações. Confira:

Artistas
Maya é cantora e letrista recifense. Seu projeto musical traz elementos do trip-hop, pop eletrônico e rock alternativo. No single independente “Que Calor” (2022) teve a colaboração de Felipe. S e Chiquinho, da Mombojó, e China Ina. Para a gravação da Incubadora Musical do Recife, convidou o guitarrista Carlos Filizola, das bandas Guma e Bule.

Com uma carreira que se iniciou em 2022 quando lançou sua primeira música autoral, Zendo atualmente se encontra com seis singles lançados fazendo mesclagens do pop com outros gêneros como o Rap, o R&B e o brega/brega-funk. O artista tem chamado atenção por sua identidade visual ousada, sensual e composições sensíveis. 

Cantora, percussionista e arte educadora, Siba Puri desenvolve um trabalho artístico que tem como influência a sua avó, que em território Puri, em São José de Ubá, criava canções de roda sobre a força encantada presente na terra e nas estrelas. 

A vivência da artista no contexto urbano em Olinda, onde nasceu, proporcionaram um contato direto com a cultura popular no bairro de Rio Doce. 

Jovem talento do cenário de hip-hop da cidade do Recife, com raízes profundas em Água Fria, Jogba começou a explorar o mundo da rima aos 16 anos na escola, mas foi em 2022 que decidiu levar sua paixão pela música a sério.

Kildare Nascimento e Emerson Andrade foram os músicos que participaram da gravação de Jogba para a faixa produzida na Incubadora Musical do Recife.

Representantes da cultura popular pernambucana e de heranças ancestrais, o Maracatu Nação Erê, de Brasília Teimosa, surgiu em 1993 como um instrumento de alfabetização e conscientização das crianças do CEPOMA - Centro de Educação Popular Mailde Araujo.

Formado por crianças e jovens da comunidade, a entidade busca estimular a educação que é a base de tudo na formação do indivíduo. De sua formação até agora, a Nação Erê segue levando a cultura de Pernambuco e difundindo em várias partes do Brasil a música afrobrasileira de raízes históricas com novas gerações de instrumentistas. 
 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter