Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Influenciadores e produtores do brega-funk reforçarão campanha contra aglomerações no Recife

Movimento chega após aglomerações em eventos na Bomba do Hemetério

Bomba do Hemetério no último fim de semanaBomba do Hemetério no último fim de semana - Foto: Divulgação

Influenciadores e representantes do movimento brega-funk se comprometeram o reforço dos agentes públicos para evitar aglomerações nos próximos finais de semana. A ação está sendo mediada pela Prefeitura do Recife (PCR), que se reuniu com os representantes nesta quarta-feira (18), para evitar novas festas como a do bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da Capital.

Segundo a PCR, a ação vai ser feita pelas redes sociais, as quais serão abertas para alertar aos seguidores sobre a necessidade do respeito às normas sanitárias previstas no decreto estadual de restrições para enfrentamento da pandemia. A reunião foi realizada com o o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima, e o Secretário Executivo de Participação Social, Gustavo Monteiro, além do vereador Marco Aurélio Filho. 

"Como influenciadores, vocês têm papel primordial para alertar as pessoas que eventualmente queiram ir para essas festas, dizendo que ainda não é o momento de promover aglomerações", disse Leonardo Bacelar, para passar a mensagem de que as normas sanitárias precisam ser cumpridas para o Estado continuar avançando na redução de ocupação de leitos de UTI e novos casos graves.

Produção 

A ideia proposta foi apoiada pelos influenciados e realizadores presentes. O produtor cultural Fred Oliveira, idealizador do Muvucão da Bomba, apoiou a causa e chegou a condenar os últimos eventos no bairro. “As pessoas precisam se conscientizar de que a doença ainda não passou”, disse. Vale salientar que ele não tem relação com as aglomerações na Bomba. 

"A gente sabe que está todo mundo ansioso pelas festas, mas é preciso esperar mais um pouco e seguir o que determina o governo do Estado. Daqui a pouco vai estar todo mundo com a segunda dose e as festas vão poder voltar com segurança. O Brega Bregoso está fechado contra as aglomerações”, afirmou Eliab Carlos, um dos fundadores do Brega Bregoso - que possui mais de 1 milhão de seguidores.

Açōes

Na terça-feira (17) a Prefeitura iniciou pela Bomba do Hemetério uma série de fiscalizações por pontos onde estejam ocorrendo festas irregulares. A ação teve caráter educativo e contou com a Secretaria Executiva de Controle Urbano, Vigilância Sanitária, Brigada Ambiental e Procon estadual. "Alertamos moradores e comerciantes para a importância de evitar eventos como aquele do último final de semana, além de manter todas as orientações relativas às normas sanitárias do governo do Estado", explica Marta Lima.

Veja também

Newsletter