Logo Folha de Pernambuco

Audiovisual

Inscrições abertas para Mostra Latino-Americana de cinema OLAR

Iniciativa promovida por cineastas pernambucanas recebe inscrições de curtas produzidos por mulheres latino-americanas até o próximo dia 13 de outubro

Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) - Foto: Reprodução/Instagram

Até o próximo dia 13 de outubro estão abertas as inscrições para o 1º Observatório Latino-Americano de Realizadoras (OLAR) – mostra de cinema realizada pelas cineastas pernambucanas Cíntia Lima e Lilian de Alcântara. Interessados podem realizar a inscrição no formulário online que pode ser acessado no site do Observatório

Serão aceitos para participar da mostra curtas de até 30 minutos de duração, de quaisquer gêneros ou temáticas, produzidos a partir de 2020 por mulheres, pessoas trans e não-binárias da América Latina e do Caribe.

Pelo menos dez obras vão ganhar exibição em mostra de cinema online em novembro, após avaliação da curadoria, que será composta por Cíntia e Lilian e por Caroline Pavez, cineasta mapuche chilena.

 

Prêmio Sara Gomez
De caráter competitivo, a mostra vai conferir ao melhor curta-metragem o Prêmio Sara Gómez, em homenagem à cineasta afrocubana cuja obra, produzida entre as décadas de 1960 e 1970, segue inspiradora e provocativa nos dias atuais. 

A proposta desta primeira edição do OLAR – que tem o incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco - é estabelecer um espaço de difusão, visibilidade e reconhecimento para o cinema latino-americano feito por realizadoras.

Sobre o OLAR
Fundado em 2020, o Observatório Latino-Americano de Realizadoras é uma produção da Olar Filmes, produtora audiovisual sediada em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

A produtora tem à frente as cineastas Cíntia Lima e Lilian de Alcântara, engajadas em áreas como produção executiva, roteiro, pesquisa e direção de arte. 

A dupla, que já vem realizando filmes, firmando parcerias internacionais e participando de eventos, comanda neste 2022 a 1ª edição do OLAR como mostra de cinema, com o intuito de fazer do projeto “um espaço de troca de conhecimento para que observemos e conheçamos o trabalho umas das outras”, pontua Cíntia. 

 

Além de exibir filmes, a mostra contará ainda com masterclasses, oficina formativa e demais atividades virtuais em torno de pesquisa, crítica e debates voltados para trabalhadoras do audiovisual. A programação na íntegra será divulgada após a seletiva dos filmes, em novembro. 

Serviço
Inscrições para o 1º Observatório Latino-Americano de Realizadoras (OLAR)

De 27 de setembro a 13 de outubro no site da Olar Filmes
Informações no Instagram @realizadoraslatinas / [email protected]

Veja também

Newsletter