Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

Instagram enfrenta críticas de Kylie Jenner e Kim Kardashian: "Pare de tentar ser o TikTok"

Post original sobre a rede diz que usuário 'só quer ver fotos fofas dos amigos'

Kim KardashianKim Kardashian - Foto: Reprodução/Instagram

O Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos da Meta, se tornou alvo de críticas nesta semana sobre suas mudanças ao longo do tempo.

A artilharia começou na segunda-feira, quando Kylie Jenner, magnata do setor de beleza que tem o terceiro maior número de seguidores na rede, 361 milhões, compartilhou uma imagem no site que dizia: "Torne o Instagram novamente o Instagram (pare de tentar ser o TikTok, eu apenas quero ver fotos fofas dos meus amigos). Sinceramente, todo mundo".

A Meta, dona do Instagram, mudou o aplicativo de compartilhamento de fotos e o Facebook para que se tornem mais próximos do TikTok, da Bytedance, priorizando vídeos curtos e um algoritmo que sugere conteúdo aos usuários de pessoas que eles não estão seguindo.
 

Alguns usuários protestaram contra a mudança, dizendo que erem ver os posts que se inscreveram para ver, e não entretenimento aleatório.

Com um "Por favooooooooooor" no Story do Instagram, Kylie, acendeu a chama para as críticas de celebridades.

"Por favor, por favor...", Kim Kardashian, meia-irmã de Kylie, e a sétima com mais seguidores na rede, postou em seu Story pedido similar.

Para a rede, vídeo é o futuro
Na terça-feira, Adam Mosseri, chefe do Instagram, tentou conter a ira dos usuários sobre como o aplicativo modificou suas características para torná-lo mais parecido com o TikTok, o popular aplicativo de vídeos chinês. O Instagram teme que o TikTok esteja roubando a atenção de seus usuários.

Para evitar um declínio, o Instagram recentemente começou a fazer testes nos quais os vídeos são prioridade no feed do usuário e nos quais fotos e vídeos ocupam a tela inteira, de alto a baixo, no lugar de apenas uma parte dela.

Na semana passada, anunciou que todos os vídeos seriam postados como Reels, que foram apresentados como montagens de pequenos vídeos curtos e lançou recursos que encorajam a colaboração entre usuários.

Em um post na terça-feira, Mosseri disse que o Instagram estava mudando para vídeo e que as pessoas gostaram e compartilharam mais vídeos do que fotos, independentemente de mudanças na plataforma.

" Preciso ser honesto", disse. "Eu acredito que cada vez mais que o Instagram vai se voltar para o vídeo ao longo do tempo".

Mosseri acrescentou que o Instagram estava apenas nos estágios iniciais da mudança.

"Quero deixar isso claro. Ainda não está bom", ele disse posteriormente.

Uma crítica que causou perda de US$ 1,3 bi
Celebridades como Kylie e Kim, que entendem de redes sociais, já se irritaram com mudanças anteriores na plataforma - e isso teve um efeito. Em fevereiro de 2018, depois que uma atualização da interface do Snapchat exigiu que usuários deslizassem telas para ter acesso a diferentes recursos, Kylie tuitou: "Entaaaão, alguém não abre mais o Snapchat? Ou sou só eu... ah, isso é tão triste".

Em uma semana, a Snap, dona do Snapchat, havia perdido US$ 1,3 bilhão em valor de mercado.

Depois que Kylie e Kim mostraram seu descontentamento com o Instagram na segunda-feira, outras celebridades foram atrás.

Chrissy Teigen, modelo e autora casada com John Legend, e que tem 39 milhões de seguidores, tuitou "não queremos fazer vídeos, Adam kkk", em resposta ao post de Mosseri.

James Charles, um influenciador digital com canal no YouTube voltado para beleza e que tem 23 milhões de seguidores, também comentou o assunto.

"A razão pela qual tem tanto crescimento no vídeo é que estamos sendo FORÇADOS a postar vídeos... A mudança para vídeo não é em toda a indústria, é em todo o TikTok", disse.

Um porta-voz do Instagram disse que não tinha muito mais a compartilhar sobre as mudanças além das declarações feitas por Adam.

Veja também

Newsletter