Logo Folha de Pernambuco

Exposição

Instituto Ploeg é inaugurado com objetivo de promover as artes plásticas no Recife

O primeiro evento do local idealizado por Roberto Ploeg contou com exposição do do artista plástico e arquiteto Luiz Rangel

Inauguração do Instituto Ploeg Inauguração do Instituto Ploeg  - Foto: Rafael Melo/ Folha de Pernambuco

Com o objetivo de movimentar a vida cultural do Recife, o Instituto Ploeg foi inaugurado em cerimônia na noite desta quinta-feira (7). O espaço dedicado à promoção das artes plásticas fica em um edifício histórico na rua da Santa Cruz, número 190, na Boa Vista, área central da Capital pernambucana. 

O projeto é idealizado por Roberto Ploeg, teólogo e artista plástico holandês, que passou a morar no Brasil no início da década de 1980. Ele, na verdade, se descobriu artista quando teve contato com a cultura pernambucana.

O local tem três ambientes de exposição permanente e duas áreas dedicadas a exposições temporárias, além de três ateliês e um auditório que poderão ser alugados para cursos, palestras e lançamentos.

"Eu sou muito apaixonado por Pernambuco. Eu espero contribuir com a revitalização do Centro do Recife com esse espaço dedicado às artes e cultura", iniciou Roberto Ploeg.  

"Vamos investir em formação artística com vários cursos, temos auditório disponíveis para várias atividades. Queremos incentivar um movimento de criatividade no centro. A ideia é que irradie para o entorno", completou o artista. 


 
O dia de inauguração do Instituto Ploeg contou com as exposições temporárias "Naturezas Mortas" e "Síntese do Irreal" do artista plástico e arquiteto Luiz Rangel.

"É uma honra participar da primeira exposição do Instituto Ploeg. É um espaço que está sendo entregue à cidade do Recife, que já tem um certo número de galerias, mas essa se soma a esse conjunto que existe. Com o diferencial que esse já tem a assinatura do próprio artista", destacou Rangel. 

A exposição de Luiz Rangel tem curadoria da pesquisadora Joana D'arc Lima e ficará exibida até o dia 30 de janeiro do próximo ano.

A série de obras de Rangel desenvolvida a partir da técnica de colagem, utilizando recortes de telas em tinta acrílica, explora a natureza e o espaço urbano. 

"O trabalho de curadoria com Luiz Rangel foi muito prazeroso durante todo o processo. Ele é um investigador da pintura. Além de estabelecer uma conexão com a tradição ocidental da cultura. Ele também acompanha um projeto moderno de experimentação da maneira de representar o real", relatou Joana. 

O Instituto Ploeg fica aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas por meio do número: (81) 99934-9265. 
 

Veja também

Exposição "Ouro & Arte", da CiS Joias, entra em cartaz na Galeria Janete Costa
exposição

Exposição "Ouro & Arte", da CiS Joias, entra em cartaz na Galeria Janete Costa

Bruno Mars ganha Carteira de Identidade Nacional gigante em show de BH
Brasil

Bruno Mars ganha Carteira de Identidade Nacional gigante em show de BH

Newsletter