Logo Folha de Pernambuco

TREMENDÃO

Internado por infecção pulmonar, Erasmo Carlos apresenta melhora, vai para o quarto e deve ter alta

Aos 81 anos, o cantor e compositor está internado no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca

Erasmo Carlos, cantor e compositorErasmo Carlos, cantor e compositor - Foto: Reprodução/Instagram

O cantor e compositor Erasmo Carlos, de 81 anos, apresentou uma melhora no seu quadro de saúde. Ele segue internado no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, por conta de uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria do hospital, Erasmo foi da UTI para o quarto, onde se encontra com "quadro clínico estável, acordado, lúcido, deambulando e com previsão de alta nos próximos dias."

Ainda segundo o Barra D'Or, o artista está sendo submetido à exames complementares e ajuste terapêutico. A nota do hospital é assinada pelo médico responsável pelo Tremendão, Dr. Walter Homena.

O quadro de saúde de Erasmo o levou a adiar dois shows que realizaria no início de novembro em Orlando e Miami, ambos nos Estados Unidos, como informou por meio de suas redes sociais.
 

O que é infecção pulmonar?
A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória baixa, ocorre quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria se multiplica nos pulmões, causando inflamação e levando ao aparecimento de alguns sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar.

Dependendo do local afetado no pulmão e dos sintomas apresentados, a infecção pulmonar pode ser dividida em vários tipos, sendo que as mais comuns são a pneumonia, a bronquite e a bronquiolite.

Quais são as causas da infecção pulmonar?
A infecção pulmonar pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que podem entrar no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.

Descoberta inédita sobre dislexia: Pesquisadores identificam 42 variantes genéticas associadas ao diagnóstico em estudo da Nature

Geralmente, os fungos, que são naturalmente encontrados suspensos no ar e são aspirados para dentro do corpo, não levam ao desenvolvimento de uma doença severa, entretanto, aqueles organismos onde o sistema imune já se encontra debilitado, por uma gripe, ou por algum outro medicamento que esteja tomando, pode haver o desenvolvimento de doenças respiratórias e consequentemente a uma infecção pulmonar.

Quais são os tipos de infecção pulmonar?
Existem três tipos de infecção pulmonar. A primeira e mais comum é a pneumonia, que acontece quando há uma inflamação do parênquima pulmonar – parede do pulmão responsável por fazer as trocas de oxigênio e dióxido de carbono. As manifestações para este tipo de infecção são febre acima de 38ºC, respiração rápida, tosse, dor no peito e catarro esverdeado ou com sangue.

O segundo tipo é a bronquite, uma inflamação nos brônquios, que são os canais nos pulmões onde recebe o ar. A causa mais comum para este tipo de infecção é o vírus da gripe, podendo ser manifestada por um resfriado comum ou outra infecção respiratória. Ela dura em média de 1 a 3 semanas, afetando pessoas de todas as idades, mas ocorrendo principalmente em crianças com menos de 5 anos.

A diferença entre a bronquite e a pneumonia é que na primeira nem sempre há o surgimento de febre e o catarro é esbranquiçado ou amarelado. Outros sintomas que podem surgir são tosse seca, falta de ar e dificuldade para respirar, ruídos ao respirar, desconforto e dores no peito, lábios e pontas dos dedos arroxeados, inchaço nas pernas, cansaço e falta de apetite.

O terceiro tipo de infecção pulmonar é a bronquiolite que é muito parecida com a bronquite, porém afeta, principalmente bebês com menos de dois anos.

Qual é o tratamento para infecção pulmonar?
É importante procurar um pneumologista, clínico geral, pediatra, no surgimento dos primeiros sintomas. O tratamento vai depender do agente causador da infecção, podendo ser feito com medicamentos, como os antibióticos, antifúngicos ou antivirais, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.

O profissional ainda pode indicar uma fisioterapia respiratória com pequenos aparelhos que auxiliem numa melhor condição de respiração e permite eliminar as secreções dos pulmões, trazendo alívio dos sintomas. Além disso, a alimentação saudável e boa hidratação também são importantes no período de recuperação e durante o tratamento da infecção pulmonar.

Em casos mais graves, em que não existe melhora após o início do tratamento, ou quando o paciente tem uma doença autoimune com o sistema de defesa mais frágil, pode ser necessário a internação hospitalar.

Veja também

Newsletter