IRB debate obra de Mestre Valentim em nova edição do projeto 'Peça a Peça'
Para o mês de dezembro, instituição também prepara apresentações da cantata 'Vozes do Natal'
O Instituto Ricardo Brennand (IRB) realiza, nesta sexta-feira (26), a 136ª edição do “Peça a Peça”, que coloca em debate itens do acervo da instituição. Desta vez, o projeto aproveita o Mês da Consciência Negra para analisar uma obra de Mestre Valentim (1745-1813), artista plástico negro que é uma referência da arte barroca do Brasil colonial.
A peça do escultor escolhida para o evento tem o nome de “Anjo Querubim”. A partir das 15h, o museu localizado na Várzea receberá atividades educativas, culturais e recreativas, com leituras mediadas pelo historiador André de Barros e oficina de percussão com Matheus Moraes e Rodrigo Fernandes.
Nascido em Minas Gerais, Valentim atuou como urbanista, ourives, arquiteto e entalhador na cidade do Rio de Janeiro. Ele atuou na decoração de igrejas, tendo trabalhado nos entalhes internos da Igreja da Ordem Terceira de N. Senhora do Carmo, no Recife, em 1772.
Leia também
• 'Deserto Particular': representante do Brasil no Oscar é uma história de amor em tempos de ódio
• Quintal do Bandeira: nova edição traz tema Vidas Musicais nesta quinta (25)
• Oficina Brennand celebra 50 anos com exposição retrospectiva
Natal no IRB
Para abrir o período de celebrações de final de ano, o IRB prepara a cantata “Vozes do Natal”. As apresentações ocorrem nos dias 03 e 04, a partir das 19h, com o grupo do Aria Social, na área externa da Capela Nossa Senhora das Graça. Jovens atendidos pelo projeto social protagonizam o espetáculo “Natal enCanto”, que traz um repertório das mais tradicionais e populares músicas da época.
As vagas são limitadas e o instituto seguirá os protocolos estabelecidos diante da pandemia. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local ou através do site oficial do IRB.
Serviço
“Vozes do Natal”, no Instituto Ricardo Brennand
03 e 04 de dezembro, a partir das 19h
Área externa da Capela Nossa Senhora das Graças, na Várzea
R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)
Informações: (81) 2121-0365/0334/0355