Museu

Itália empresta à Grécia um fragmento do friso do Partenon

A peça representa o pé de Ártemis, a deusa grega da natureza, da caça e dos nascimentos

A peça representa o pé de ÁrtemisA peça representa o pé de Ártemis - Foto: GIORGOS KONTARINIS / EUROKINISSI / AFP

Um fragmento do friso do Partenon, uma das obras mais emblemáticas da antiguidade e em poder da Itália, foi emprestado a Atenas para ser exposto no Museu da Acrópole, anunciou nesta segunda-feira(10) o Ministério da Cultura grego. 

A peça representa o pé de Ártemis, a deusa grega da natureza, da caça e dos nascimentos, e pertence a uma parte do monumento dedicado às divindades do Olimpo. 

O fragmento estava exposto no Museu Antonino Salinas, em Palermo, na Sicília, e foi enviado à Grécia pela Prefeitura, por decisão do Ministério da Cultura italiano. 

No Museu da Acrópole, o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis recebeu a peça em uma cerimônia que chamou este empréstimo de "um passo importante", abrindo o caminho para "outros museus" seguirem esse caminho.

“Sem dúvida o mais importante é que o Museu Britânico entenda que é hora dos mármores do Partenon (...) voltarem para cá, que é a sua casa”, acrescentou. 

Há décadas que a Grécia pede a Londres que devolva essas peças, que foram retiradas do antigo complexo de templos na Acrópole em Atenas e enviadas a Londres no início do século 11 pelo diplomata Lord Elgin. 

As autoridades britânicas afirmam que as peças foram retiradas com a autorização dos líderes otomanos que ocupavam o país. 

O fragmento emprestado pela Itália estava nas mãos do ex-cônsul britânico na Sicília, Robert Fagan, e foi adquirido em 1820 pela Universidade de Palermo.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter