Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Itaú Cultural abre inscrições para EAD sobre Lei Aldir Blanc

Inscrições, gratuitas, abrem nesta terça-feira (18) no site da instituição; aulas serão ministradas de 24 de agosto a 4 de setembro

Setor cultural foi um dos mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírusSetor cultural foi um dos mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírus - Foto: Olga Ferrário

Entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro o Itaú Cultural realiza o EAD Lei Aldir Blanc, cujo consultor é o criador do programa Cultura Viva, Célio Turino. Agentes estratégicos na construção da lei, bem como profissionais da área cultural também participam das aulas. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site da instituição (www.itaucultural.org.br) a partir desta terá-feira (18).

O curso, com 475 vagas e realizado pelo Observatório Itaú Cultural, terá aulas com abordagens sobre as etapas e regulamentação da Lei Aldir Blanc - L. 14.017, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, pensada com o intuito de socorrer profissionais e espaços culturais, em face da crise advinda ao setor com a pandemia do novo coronavírus.

 

Na abertura, na próxima segunda (24), às 16h, agentes estratégicos na construção da lei apresentam o seu significado e como exemplo do papel do parlamento brasileiro na construção de uma cultura política em busca de consensos civilizatórios.

Na ocasião estarão presentes o consultor do EAD Célio Turino, Jandira Feghali, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB – RJ) e Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT – RJ), participam . A mediação é de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Já às 17h30 tem início a explanação sobre as etapas de regulamentação da lei. O viés, neste momento, é a fundamentação conceitual e os principais pontos dela, incluindo regras para regulamentação. Os convidados são Renato Gilioli, consultor legislativo da Área XV, responsável pela Educação, Cultura e Desporto na Câmara dos Deputados; e Cris Ramires, assessora de cultura na Câmara dos Deputados.

No dia seguinte, na terça-feira, 25, as tratativas vão girar em torno das políticas de renda básica em contexto de emergência e como seguridade social e direito universalizante. Participam, Chico Pelúcio, ator e diretor integrante do Grupo Galpão (MG); Maria Carolina Vasconcelos, pesquisadora e membro do Movimento Circo Diverso; Regina Galdino, diretora teatral e ativista do Movimento Artigo Quinto; e Dorberto Carvalho, presidente do sindicato dos artistas de São Paulo, falam sobre manutenção de espaços culturais independentes em contexto de emergência e como política pública estável.

A programação segue com outros temas, entre eles o histórico das políticas de fomento às artes no Brasil, Bolsas Artísticas do Imperador e as políticas de editais e prêmios. A cadeia produtiva da cultura, o patrimônio histórico e a descentralização da Lei também serão alguns dos assuntos discutidos em aula.

Serviço

EAD Emergência Cultural, sobre a Lei Aldir Blanc

Inscrições: terça-feira (18) no site do Itaú Cultural 

Curso: de 24 de agosto a 4 de setembro

Veja também

Newsletter