Itaú Cultural: centenário da Semana de Arte Moderna e Lia de Itamaracá são destaques em 2022
Programação inclui também celebração dos 35 anos da instituição, mostras ainda em cartaz e retomada de projetos como o "Arte Como Respiro"
Com o Centenário da Semana de Arte Moderna e a celebração de 35 anos de instituição, o Itaí Cultural ingressa em 2022 com programação diversa, que inclui, entre outras coisas, mostras que seguirão em cartaz no novo ano e para a série Ocupação, o protagonismo de Lia de Itamaracá, que vai “ocupar” o térreo do espaço, em São Paulo, entre os meses de abril e junho.
Programação:
Até fevereiro, segue em cartaz a Ocupação Benjamin de Oliveira (térreo). Aberta no último 27 de novembro, a vida e a obra de um dos artistas circenses de peso no Brasil, é foco da 54ª Ocupação Itaú Cultural.
Já até o mês de abril permanece aberta “Tunga: conjunções magnéticas” – aberta em 11 de dezembro, com cerca de 300 obras em exibição do artista, dono de um universo imaginativo único e de uma produção refinada.
Também em abril será aberta a primeira mostra da série “Ocupação” com a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, que vai ocupar o térreo do espaço até o mês de junho.
Leia também
• Itaú Cultural homenageia Cássia Eller nos 20 anos sem a cantora
• Itaú Cultural lança site para mapear artistas com deficiência de todo o País
Em maio será retomado o “Arte Como Respiro”, e com novo foco: a produção artística e cultural e a saúde mental. Na ocasião será inaugurada a primeira grande exposição do ano, dedicada a Artur Bispo do Rosário, com curadoria de Ricardo Resende - diretor curador do Museu dedicado ao artista.
No mês de junho o Itaí Cultural retoma a premiação que marcou o aniversário de 30 anos. O prêmio vai contemplar dez artistas em cinco categorias: aprender, criar, experimentar, inspirar e mobilizar. E em outubro o projeto “Ancestralidades” – plataforma lançada em novembro de 2021 em parceria com a Fundação Tide Setubal -, que traz um conjunto estruturado de informações sobre as heranças culturais do Brasil, iniciando pela temática afro-brasileira e em seguida a temática indígena.
E em novembro de 2022, o Itaú Cultural vai celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A homenagem vai contar com uma grande exposição sobre o tema, sob o olhar contemporâneo e atualizado apontando para o tipo de arte e quais personagens a protagonizariam se esta importante efeméride acontecesse hoje.