Programação 2022

Itaú Cultural: centenário da Semana de Arte Moderna e Lia de Itamaracá são destaques em 2022

Programação inclui também celebração dos 35 anos da instituição, mostras ainda em cartaz e retomada de projetos como o "Arte Como Respiro"

Lia de Itamaracá é destaque na programação do Itaú Cultural em 2022Lia de Itamaracá é destaque na programação do Itaú Cultural em 2022 - Foto: Ytallo Barreto

Com o Centenário da Semana de Arte Moderna e a celebração de 35 anos de instituição, o Itaí Cultural ingressa em 2022 com programação diversa, que inclui, entre outras coisas, mostras que seguirão em cartaz no novo ano e para a série Ocupação, o protagonismo de Lia de Itamaracá, que vai “ocupar” o térreo do espaço, em São Paulo, entre os meses de abril e junho.

Programação:
Até fevereiro, segue em cartaz a Ocupação Benjamin de Oliveira (térreo). Aberta no último 27 de novembro, a vida e a obra de um dos artistas circenses de peso no Brasil, é foco da 54ª Ocupação Itaú Cultural.

Já até o mês de abril permanece aberta “Tunga: conjunções magnéticas” – aberta em 11 de dezembro, com cerca de 300 obras em exibição do artista, dono de um universo imaginativo único e de uma produção refinada.

Também em abril será aberta a primeira mostra da série “Ocupação” com a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, que vai ocupar o térreo do espaço até o mês de junho.
 



Em maio será retomado o “Arte Como Respiro”, e com novo foco: a produção artística e cultural e a saúde mental. Na ocasião será inaugurada a primeira grande exposição do ano, dedicada a Artur Bispo do Rosário, com curadoria de Ricardo Resende - diretor curador do Museu dedicado ao artista.

No mês de junho o Itaí Cultural retoma a premiação que marcou o aniversário de 30 anos. O prêmio vai contemplar dez artistas em cinco categorias: aprender, criar, experimentar, inspirar e mobilizar. E em outubro o projeto “Ancestralidades” – plataforma lançada em novembro de 2021 em parceria com a Fundação Tide Setubal -, que traz um  conjunto estruturado de informações sobre as heranças culturais do Brasil, iniciando pela temática afro-brasileira e em seguida a temática indígena.   

E em novembro de 2022, o Itaú Cultural vai celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A homenagem vai contar com uma grande exposição sobre o tema, sob o olhar contemporâneo e atualizado apontando para o tipo de arte e quais personagens a protagonizariam se esta importante efeméride acontecesse hoje. 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter