Teatro e circo

Itaú Cultural festeja o Dia Mundial do Teatro e do Circo neste sábado (27)

Serão ofertadas atividades e conteúdos virtuais para o público adulto e infantil acompanhar de casa

CircoCirco - Foto: Pixabay

Leia também

• Itaú Cultural: Palco Virtual traz shows de MPB e samba

• Chico Science ganha homenagem no site do Itaú Cultural

• Itaú Cultural abre 'Ocupação em 2021' com mostra dedicada a Chiquinha Gonzaga

Atividades culturais, histórias e reflexões integram a série de atividades que o Itaú Cultural destaca em seu site (www.itaucultural.org.br) neste sábado, 27,  para comemorar o Dia Mundial do Teatro e do Circo. De casa, o público é convidado a acompanhar programações que vão desde espetáculos para a criançada assistir ao lado da família até mergulhos mais profundos sobre o teatro e o circo no Brasil, sejam ao longo da história ou na atualidade.

Seguem abaixo os destaques do Itaú Cultural para aproveitar virtualmente a data:

Crianças

O espetáculo Olga, a pulga, criado pela atriz Tereza Gontijo e dirigido por Anderson Spada, integra a programação do Palco Virtual e fica disponível para ser assistido no Youtube da organização até o dia 3 de abril (sábado). Na peça, a palhaça Guadalupe interage com materiais como papelão, sacolas plásticas e uma trena, dando novos sentidos a eles. A história chega a um ponto crítico quando a moça acidentalmente esmaga a pulga, sua parceira. A partir de então, a grande dúvida é: como o show continuará?

Aos pequenos que desejam exercitar sua porção artística, a sugestão são as 10 aulas online de teatro, registradas durante o curso comandado no ano passado pela atriz e arte-educadora Thaís Povoa. No link estão vídeos que propõem vivências que podem ser experimentadas de casa, estimulando a criação de espaços sensíveis para a imaginação e a expressividade das crianças.

Bastidores

A preparação de artistas antes de entrarem em cena e o trabalho dos profissionais que atuam por trás dela também ganham luz.

O programa Camarim em Cena é composto por uma série de entrevistas produzidas pelo Itaú Cultural e exibidas no site da organização ao longo de 2020, sobre o camarim, espaço ritualístico onde o artista tira sua máscara e revela sua sintonia com a arte. Artistas do teatro, dança e circo como Zé Celso, Andrea Beltrão, Angel Vianna, Fernando Sampaio e Laura Cardoso participaram da programação e contaram suas histórias sobre esses momentos.

Já O Artista por Trás da Cena é conduzido pela conversa com profissionais que atuam nos bastidores de espetáculos cênicos, no trabalho com cenografia, luz, figurino e direção de arte, entre outros. Os seis episódios da série contam com a participação dos iluminadores Marcelo Flecha, Iara Souza, Renato Machado e Luciana Raposo, do designer e diretor de arte Guilherme Luigi e da figurinista Simone Mina.

Para ler e assistir

Histórias e reflexões sobre palcos e picadeiros também fazem parte dessa comemoração online ao Dia Mundial do Teatro e do Circo realizada pelo Itaú Cultural.

No espaço do site dedicado à Ocupação Lima Duarte – que ficou em cartaz entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, na sede da organização, em São Paulo –, o público pode conferir vídeos e um vasto conteúdo a respeito do homenageado. Entre eles está um texto da diretora, dramaturga, pesquisadora e atriz Isabel Teixeira sobre a participação ativa e fundamental do ator Lima Duarte no Teatro de Arena, em um dos grupos mais importantes do teatro brasileiro.

Aos que quiserem saber mais sobre o circo no Brasil, a sugestão é assistir ao registro do debate

Sob a lona em movimento: formação, vínculos e histórias a partir da vivência com o circo. Realizada em 2020, durante o Festival arte como respiro, a conversa fala sobre o circo como uma linguagem cênica múltipla e que, como toda arte contemporânea, reinventa-se a cada dia. O bate-papo é conduzido por Galiana Brasil, gerente de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e com a participação da pesquisadora de circo Erminia Silva, da acordeonista e circense e de Fátima Pontes, atriz e coordenadora da área executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo.

Por fim, dois textos produzidos para o site do IC trazem olhares atuais para essas artes. Sobre o teatro, a reflexão gira em torno do debate palco físico versus digital, e no circo, um retrato sobre como o segmento reagiu à era das lives e das transmissões on-line.

Serviço

Dia Internacional do Teatro e do Circo

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br  

Veja também

Pernambucana Luana Cavalcante, vence o Miss Universo Brasil 2024
PERNAMBUCO NO TOPO

Pernambucana Luana Cavalcante, vence o Miss Universo Brasil 2024

Fundaj recebe exibição de documentário sobre Léa Freire seguida de apresentação da artista
Música e Cinema

Fundaj recebe exibição de documentário sobre Léa Freire seguida de apresentação da artista

Newsletter